Tapetes: tipos de materiais, características, como escolher
- 26.05.2023
O tapete é um elemento do interior, que cria um conforto especial. Um revestimento macio torna o chão mais quente e os seus passos mais silenciosos. O design do tapete realça o design de uma sala: complementa-o ou serve como um acento de cor. Existem muitos tipos diferentes de tapetes. Veja as diferenças entre os materiais e algumas dicas para escolher.
As principais diferenças entre os materiais dos tapetes
Os tapetes são classificados de acordo com a composição das suas fibras:
- As fibras naturais de algodão e lã são utilizadas em tapetes caros. Estes materiais requerem cuidados adequados, duram muito tempo e mantêm um aspecto atraente. Podem queimar ao sol, deteriorar-se com a humidade e diminuir de tamanho após a lavagem.
- As fibras sintéticas que não se queimam nem se deterioram com a humidade tornam os tapetes práticos. Estes materiais são leves, fáceis de limpar e não se queimam ao sol.
- A combinação de fibras sintéticas e naturais aumenta a durabilidade dos produtos.
Existem duas formas de fabricar um tapete:
- Os tapetes feitos à máquina são a tecnologia mais comum. As máquinas fabricam muitos produtos a partir de fibras sintéticas e naturais de forma rápida e com elevada qualidade.
- Os tapetes feitos à mão são um processo de trabalho intensivo e moroso. Estes artigos são considerados exclusivos e caros. Na maioria dos casos, são fabricados com materiais naturais.
Os tapetes feitos de fios naturais ou sintéticos têm um pêlo baixo ou um pêlo alto. Podem ser macios ou densos. Também são produzidos tapetes que não largam pêlos e com uma superfície lisa.
Tipos de materiais dos tapetes
Os materiais mais comuns de que são feitos os tapetes:
- Lã - na maioria das vezes, camelo, ovelha. Os materiais variam em termos de suavidade. A lã é impregnada com aditivos à prova de humidade e anti-sépticos para proteger o tapete da humidade e da traça. Um tapete de lã de boa qualidade pode durar mais de 30 anos se as instruções de manutenção forem respeitadas.
- A viscose é um material sintético feito de celulose. Os fios são ligeiramente brilhantes e cintilam à luz. O material é tingido em diferentes cores resistentes.
- O poliéster dá um pêlo denso, macio e quente ao tacto.
- O acrílico não se deteriora com a humidade, pelo que é adequado para utilização em casas de banho e cozinhas. No entanto, desgasta-se rapidamente.
- O algodão é um material natural leve que dá origem a tapetes com estilo. São adicionados fios sintéticos para aumentar a durabilidade.
- A seda tem um aspecto rico e é mais cara do que a lã. Os tapetes feitos de seda são lisos, iridescentes e com ornamentos pormenorizados. Podem ser pendurados na parede como decoração e raramente são utilizados como revestimento do chão.
Como escolher o material de um tapete
Algumas dicas para escolher um tapete:
- O material do produto é escolhido de acordo com o local onde o tapete vai ser colocado. Para a casa de banho e a cozinha, escolha tapetes sintéticos. Para a sala de estar, o escritório será decorado com tapetes de lã natural. No quarto, qualquer material serve.
- A lã requer cuidados adequados. Os tapetes feitos de lã não devem ser lavados, mas sim aspirados regularmente na direcção da colocação do pêlo. Para a limpeza a húmido, utilize água fria e um detergente suave. É aconselhável utilizar um aspirador com secador.
- Se for alérgico à lã, escolha um tapete feito de acrílico ou de outro material sintético. É importante que as tintas não emitam qualquer odor químico.
Os tapetes modernos são fabricados de modo a que o pêlo mantenha a sua forma, as cores não se desvaneçam e a trama seja forte. Mesmo os tapetes de lã permanecem atractivos durante anos.