Máscaras faciais de argila: o que são, tipos populares, características de utilização
- 06.07.2025
As máscaras faciais de argila são um dos produtos de cuidados da pele mais populares e acessíveis. Elas limpam e regeneram a pele. A argila natural, graças às suas propriedades absorventes e antissépticas, ajuda a remover impurezas, oleosidade e uniformiza o tom da pele. É frequentemente utilizada por pessoas com acne. A argila reduz a inflamação. As máscaras feitas com ela ajudam a restaurar o equilíbrio da pele, suavizam pequenas irregularidades e eliminam o brilho oleoso.
Tipos populares de máscaras de argila
Como base para máscaras faciais e corporais, são utilizados diferentes tipos de argila. As propriedades de cada um deles variam devido à diferença na composição, nos microelementos e na oleosidade. Portanto, as máscaras de argila têm uma propriedade absorvente comum e diferentes efeitos terapêuticos. Algumas argilas são mais nutritivas ou antissépticas.
Que argila é usada nas máscaras faciais:
- A argila branca (caulim) é suave e adequada para diferentes tipos de pele. Ela limpa delicadamente, melhora a tonalidade do rosto e torna a pele mais lisa. A argila branca não resseca a pele. É frequentemente usada para peles sensíveis e secas.
- A argila verde é indicada para quem tem pele oleosa e mista. Ela penetra profundamente nos poros, absorve o excesso de sebo e impurezas e é removida com água morna. Esse tratamento ajuda a reduzir as erupções cutâneas e a prevenir o aparecimento de novas inflamações. Após a aplicação dessa máscara, a pele fica mais mate e limpa.
- A argila preta ajuda a eliminar os pontos negros e a uniformizar a textura da pele. Possui poderosas propriedades absorventes, por isso esta máscara limpa até mesmo as impurezas mais profundas. A argila preta melhora a circulação sanguínea, o que dá à pele uma aparência saudável.
- A argila vermelha é a salvação para pessoas com pele sensível e seca. Ela satura a pele com microelementos e melhora a circulação sanguínea. Graças às suas propriedades calmantes, a argila vermelha ajuda a reduzir a vermelhidão e a secura.
- A argila azul se destaca por suas propriedades anti-inflamatórias. Ela ajuda a combater a acne, uniformiza a cor da pele e melhora o estado geral da pele. A argila azul ajuda a pele a se recuperar, tornando-a mais elástica e saudável.
Cada tipo de argila é melhor para diferentes tipos de pele e resolve problemas específicos. Para que o efeito da argila seja benéfico e dê resultados visíveis, é importante escolhê-la corretamente, dependendo das características da pele. Um cosmetologista pode ajudar nisso.
Características do uso de máscaras de argila
As máscaras de argila são utilizadas de acordo com várias regras. Embora seja um produto natural, é um cosmético ativo. A argila pode tornar a pele seca e causar tensão e descamação.
Características do uso de máscaras faciais de argila:
- É necessário limpar a pele antes de aplicar a máscara para que a argila penetre melhor nos poros e remova as impurezas.
- As máscaras de argila são geralmente diluídas em água ou soluções cosméticas especiais até obterem uma consistência pastosa. É melhor aplicá-la em uma camada fina sobre a pele hidratada. A argila não deve entrar em contato com a pele delicada ao redor dos olhos e lábios.
- Uma das principais regras é não deixar a máscara secar completamente. Isso pode ressecar a pele, especialmente se ela for sensível. Para isso, recomenda-se borrifar o rosto com água periodicamente ou usar água termal.
O tempo de ação da máscara de argila varia de acordo com o tipo de argila e a composição. Normalmente, ela é mantida por 10 a 15 minutos. É melhor remover a máscara de argila com água morna. Depois disso, é necessário aplicar um creme hidratante no rosto. Ele restaurará o equilíbrio da umidade da pele.