Torre de arrefecimento com ventilador: o que é, tipos, aplicação
- 25.03.2025
As torres de arrefecimento com ventilador são instaladas para arrefecer sistemas e equipamentos industriais fechados de água. O ar é forçado por ventiladores através de um permutador de calor para baixar a temperatura da água. Vamos analisar as particularidades das torres de arrefecimento com ventilador, os seus tipos e aplicações.
Torres de arrefecimento com ventiladores e suas caraterísticas
A conceção de uma torre de arrefecimento com ventiladores inclui uma unidade de permutador de calor com um radiador e ventiladores. Também consiste em tais partes:
- Um dispositivo que fornece o líquido arrefecido.
- Bicos.
- Aspersor.
- Um eliminador de deriva.
O líquido quente é direcionado para o sistema a partir do lado superior. Através dos bicos, cai sob a forma de salpicos no aspersor. As gotas fluem para um depósito especial. Uma ventoinha cria um fluxo de ar que sobe para o líquido quente. O ar frio retira parcialmente o calor da água. Para minimizar a perda de humidade, o design inclui um coletor de gotas.
Vantagens das torres de arrefecimento com ventilador:
- Trata-se de uma conceção eficiente do ponto de vista energético.
- Não requerem bombas de água de elevada capacidade.
- O caudal de refrigerante é mínimo.
- São modelos compactos.
- O sistema pode ser utilizado em invernos com tempo gelado.
- A torre de arrefecimento de ventilador de tipo seccional é resistente a ventos fortes, ao congelamento, uma vez que os ventiladores podem ser desligados para reduzir a corrente de ar.
- Fácil instalação do sistema, possibilidade de reparação.
Tipos de torres de arrefecimento com ventilador
A principal diferença na conceção das torres de arrefecimento com ventilador é o tipo de aspersor. Este elemento é de três tipos:
- Irrigador de película.
- Rega gota a gota.
- Irrigador de película gota a gota.
Os aspersores de filme gota a gota são mais eficientes do que os outros. Têm uma elevada capacidade de arrefecimento e um baixo coeficiente de resistência aerodinâmica.
Além disso, o tipo de ventilador tem um efeito significativo no desempenho da torre de arrefecimento. Um ventilador axial produz menos pressão de ar, pelo que a temperatura é insuficiente para arrefecer os líquidos quentes. Um ventilador centrífugo fornece um fluxo de ar mais frio e o sistema pode arrefecer líquidos mais quentes. No entanto, estes ventiladores consomem mais eletricidade do que os modelos axiais.
São fabricadas torres de arrefecimento abertas e fechadas. Os modelos fechados são mais caros. São escolhidos se for necessário manter a maior frequência possível no sistema. As torres de arrefecimento abertas precisam de ser limpas periodicamente; os detritos podem entrar em todo o circuito. As torres de arrefecimento abertas têm um consumo mínimo de energia. Num sistema fechado, o líquido tem de ser arrefecido através da superfície do tubo de contenção. Isto requer ar mais frio num volume maior.
As torres de arrefecimento com secções de ventilador são adequadas para áreas onde a temperatura do ar de projeto não desce abaixo dos -40° e a pressão do vento não desce para 1,2 kPa. São sistemas económicos e de fácil manutenção.
Aplicações de torres de arrefecimento com ventilador
Este sistema é principalmente necessário para manter um diferencial de temperatura definido no sistema do equipamento ou num ponto específico do sistema. Isto ajuda a criar as condições corretas para o processo e a garantir um elevado desempenho do equipamento de refrigeração.
As torres de arrefecimento de ventilador de tipo aberto são instaladas em centrais de cogeração, estações de compressores, turbinas de condensador e outros sistemas. Arrefecem os condensadores e compressores de frigoríficos industriais, aparelhos de ar condicionado e outros equipamentos onde é necessário remover o excesso de calor através de um meio de arrefecimento.