Como escolher uma mochila para a cidade: tipos e caraterísticas
- 29.01.2025
Uma mochila é um acessório que entrou firmemente na vida de todos. Liberta as mãos, o que é importante para muitas pessoas activas na azáfama da cidade. A presença de numerosos bolsos e compartimentos assegura uma organização correta das coisas. Atualmente, não se trata apenas de um atributo dos viajantes e turistas, mas também de uma parte integrante da imagem de qualquer habitante da cidade. Veja as caraterísticas das mochilas urbanas.
Mochilas para uso quotidiano
Os modelos mais universais são considerados mochilas com um volume de 20 a 28 litros. Os tipos modernos de acessórios também são concebidos para o transporte de equipamento móvel: atualmente, existe uma vasta gama de mochilas com um compartimento para um computador portátil.
A maioria dos modelos possui uma proteção fiável contra eventuais danos mecânicos. Ao contrário dos sacos, as mochilas não podem ser deixadas cair acidentalmente. Os produtos são impregnados com líquido repelente de água e protegem de forma fiável a tecnologia da humidade.
Opções de design:
- Sling. Os modelos de forma triangular têm um volume de até 20 litros. Concebida para uso quotidiano.
- Mochila clássica. O modelo é de forma retangular com duas alças. Adequado para uso regular e viagens.
- Mala de viagem. Uma óptima combinação para pessoas de negócios. As alças do produto podem ser escondidas no compartimento e transformar a mochila numa pasta.
- Mochila dobrável. Quando dobrada, o design ocupa um mínimo de espaço e cabe facilmente num bolso.
No mercado, existem mochilas para todas as ocasiões. Empregado de escritório, estudante ou ciclista - todos podem escolher um produto que se adapte ao seu estilo e imagem. Pode ser uma mochila de tecido ou de couro.
Como escolher uma mochila de cidade
A maioria das mochilas é feita de material de nylon durável, a tela é resistente a influências mecânicas. Também são procurados modelos feitos de poliéster, neopreno, poliuretano e couro. Os acessórios devem ser fortes e duradouros. Os mosquetões, as fivelas e os fechos desempenham um papel importante no funcionamento. É necessário que os elementos não enferrujem e se desabotoem facilmente na estação fria.
Ao escolher uma mochila, preste atenção aos seguintes factores:
- A resistência das correias de regulação. Os fixadores devem aguentar o peso da mochila.
- A comodidade das correias. Devem ser suficientemente largas e ter um revestimento de ventilação perfurado.
- É bom que as mochilas urbanas volumosas tenham uma correia peitoral. Trata-se de um pormenor útil que alivia os ombros.
Quanto ao encosto, a sua escolha deve basear-se não só na conceção anatómica, mas também na rigidez das costelas. Para que, após algumas horas de uso da mochila, na zona das costas não se sinta desconforto, deve escolher-se um encosto rígido e respirável. A mochila deve ter não só almofadas incorporadas e ranhuras especiais, mas também uma boa ventilação a partir de material perfurado.
Os bolsos de acesso rápido não devem ser descurados. Se for necessário aceder a um objeto situado na parte inferior da mochila, não será necessário libertá-lo completamente. O fecho de correr permite-lhe abrir a parte inferior do produto e obter rapidamente o artigo pretendido.
Os numerosos bolsos e compartimentos são sempre uma vantagem. Um grande número de compartimentos permite-lhe distribuir com competência todos os objectos, desde documentos a uma garrafa de água. O tamanho e o volume da mochila devem depender diretamente da sua finalidade. Não faz sentido comprar um produto volumoso para transportar um livro e um computador portátil. O volume de 10 litros dá conta do recado. No entanto, aqueles que preferem ter um espaço livre, devem escolher um tamanho maior.
Apesar de todas as recomendações, o critério mais importante na escolha é a impressão pessoal. A mochila deve corresponder à sua imagem, estilo e objetivo. Se o modelo não evocar nenhuma emoção, vale a pena continuar a pesquisa e encontrar a mochila de que gosta.