Smartphone para idosos: como escolher, conselhos úteis
- 28.01.2025
Entre os idosos, há muitos que levam um estilo de vida ativo, se comunicam com parentes e amigos através de mensageiros e redes sociais, acompanham as notícias na Internet. Para maior comodidade, utilizam smartphones. É importante que o gadget satisfaça as necessidades da pessoa idosa. Que tipo de gadget deve ser?
Das marcas, pode recomendar smartphones Samsung, Asus, Google, Oppo e outros. É importante que ele tenha garantia do fabricante. A seguir, entenderemos qual smartphone é melhor escolher para uma pessoa de idade avançada.
Critérios para escolher um smartphone para uma pessoa idosa
Existem muitos smartphones à venda com diferentes funcionalidades, mas nem todos são adequados para pessoas idosas. O gadget a utilizar por uma pessoa idosa deve cumprir estes critérios:
- O smartphone deve ser cómodo e fácil de utilizar.
- O gadget deve ser acessível.
- O smartphone para idosos deve aguentar bem a carga da bateria.
Outros critérios de seleção incluem um ecrã brilhante e altifalantes altos. É importante que os ícones das aplicações no smartphone sejam grandes e que o texto seja fácil de ler.
Se o reformado não quiser “ficar para trás na vida” e preferir utilizar as inovações tecnológicas, vale a pena dar-lhe este telemóvel. Especialmente para as pessoas mais velhas, os fabricantes de gadgets produzem aparelhos com funcionalidade limitada, mas com um ecrã claro e brilhante e ícones grandes. Esse smartphone é ideal para fazer chamadas, enviar mensagens, usar a Internet.
Os melhores smartphones para idosos
Ao escolher um smartphone, cujo proprietário será uma pessoa idosa, é dada especial atenção à qualidade dos altifalantes. As informações necessárias podem ser encontradas na documentação técnica. Considera-se que o volume ideal se situa na região dos 87-91 dB. Isto garante uma boa audibilidade quando se comunica ao telefone.
Tenha em conta estes factores:
- A nitidez da imagem é afetada pela resolução do ecrã. Prefira smartphones com uma resolução de ecrã de, pelo menos, 1440x720 pixels.
- Outro critério de seleção importante é a capacidade da bateria. Para determinar este indicador, tenha em conta o tempo de utilização do dispositivo. Se o gadget for utilizado com pouca frequência, é adequada uma bateria de 2700 mAh. Alguns dias sem recarga podem suportar dispositivos com baterias de 4000-6000 mAh.
- Resolução recomendada da câmara 5-24 megapixéis. Permite obter fotografias nítidas e gravar bons vídeos.
- A quantidade ideal de RAM é de 3-8 GB. Afecta a velocidade do dispositivo e a ausência de “lentidão”.
- O dispositivo deve ser necessariamente confortável, de preferência um smartphone com uma capa à prova de choque. Para selecionar o tamanho ideal do telefone, recomenda-se que o futuro proprietário do gadget esteja presente no momento da compra.
- Para evitar quedas acidentais, é preferível comprar um gadget com uma capa antiderrapante. É igualmente desejável colocar uma proteção (película ou semelhante) no ecrã tátil. Para simplificar o processo de funcionamento, escolha um modelo com a opção de marcação por voz. É desejável que o aparelho esteja equipado com um botão de chamada rápida.
Não compre um modelo demasiado volumoso ou, pelo contrário, demasiado pequeno. A maioria dos reformados prefere um ecrã de 5 polegadas. Os telefones pequenos são inconvenientes porque podem ser difíceis de ver os números com letras. Para que uma pessoa de idade avançada não tenha de olhar constantemente para a imagem no telemóvel, é preferível comprar um modelo com um ecrã grande. A pessoa deve verificar se o aparelho tem a capacidade de ajustar o tamanho do tipo de letra e dos símbolos.
É pouco provável que uma pessoa idosa precise de um smartphone com uma funcionalidade alargada. É mais razoável comprar um aparelho com um sistema operativo simples. Na maioria das vezes, os idosos precisam de um telemóvel exclusivamente para fazer chamadas, enviar e receber mensagens, consultar notícias na Internet, tirar fotografias e fazer vídeos. A função de ligação Wi-Fi pode ser especificamente não especificada, uma vez que está disponível por defeito em todos os modelos modernos. Os smartphones modernos têm uma boa carga, são fáceis de utilizar e são perfeitos para as pessoas idosas.