O que é a criptomoeda: tipos e características
- 18.08.2023
A criptomoeda é um meio de pagamento criado com a ajuda da criptografia e de cálculos matemáticos baseados na tecnologia blockchain. É um sistema descentralizado em que não existe uma autoridade de controlo. As moedas virtuais não têm um análogo tangível. Não podem ser levantadas. O pagamento e a compra de moedas electrónicas são efectuados apenas através da Internet. A criptomoeda não está ligada ao sistema bancário e o seu movimento não é monitorizado pelos Estados.
Características da criptomoeda
As transacções em criptomoeda são armazenadas sob a forma de registos em registos públicos - blockchain. São realizadas através do método de encriptação criptográfica. A criptomoeda, sob a forma de moedas electrónicas, é criada por mineiros através de cálculos matemáticos em computadores de todo o mundo. Os fundos de pagamento são armazenados em carteiras electrónicas.
Qual é a caraterística do dinheiro eletrónico na cadeia de blocos:
- A criptomoeda não pode desvalorizar-se devido à inflação porque pode ser criado um número limitado de moedas.
- Elevado anonimato. Apenas o montante da transferência pode ser rastreado. É impossível saber quem enviou os fundos para quem.
- Funcionamento estável do sistema. A perda de dados devido a uma falha é impossível, porque os registos são armazenados em milhares de computadores em diferentes partes do mundo e não num único local.
- É impossível cancelar uma transferência. É necessário introduzir os dados com muito cuidado.
- Durante todo o período de existência da criptomoeda, ninguém conseguiu hackear a blockchain.
A cotação das criptomoedas pode mudar durante o dia, a semana, o mês. Depende de muitos fatores, até mesmo de eventos mundiais e tweets de líderes e figuras influentes. Vejamos os tipos mais populares de criptomoedas.
Bitcoin
Esta é a primeira criptomoeda, que foi criada em 2009. Não se sabe exatamente quem desenvolveu esta tecnologia: uma pessoa ou um grupo. Acredita-se que o criador da bitcoin seja Satoshi Nakamoto, mas não se sabe quem foi na realidade. A bitcoin é a moeda criptográfica mais popular. As pessoas investem nela e ela é transaccionada em bolsas.
Altcoin
Este é um nome genérico para diferentes tipos de criptomoedas que não são bitcoin. São criadas para diferentes objectivos:
- Modificar altcoins para aumentar a velocidade das transacções.
- Otimizar o processo de extração de moedas através da mineração.
- Criar contratos automatizados.
- Formar a base para o funcionamento de várias aplicações criptográficas.
Tokens
Os ativos que são desenvolvidos com base em várias cadeias de blocos são chamados de tokens. Podem ser criados por empresas para facilitar o investimento. Os tokens incluem Ethereum, BNB Chaine, etc. O token pode ser uma moeda especial num jogo de computador, um meio de pagamento de comissão numa bolsa de criptomoedas.
Stablecoin
Trata-se de uma criptomoeda que difere da criptomoeda clássica na medida em que está ligada a activos tangíveis: moeda fiduciária, ouro, títulos. As stablecoins podem ser garantidas por mercadorias, criptomoedas. Podem ser isentas de garantias e, nesse caso, a sua estabilidade depende de contratos inteligentes e de determinadas acções dos utilizadores.
Devido à ligação com activos, o valor das steblecoins é mais estável. No entanto, depende da flutuação do valor dos valores colaterais. As stablecoins são adequadas para armazenar poupanças em formato digital.
O sistema de criptomoedas está a desenvolver-se ativamente. Cada vez mais surgem novas modificações dos meios de pagamento digitais. A tendência é que as liquidações mútuas na cadeia de blocos tenham um grande futuro devido à segurança, à elevada velocidade das operações e ao anonimato. Os pagamentos em moeda criptográfica podem ser efectuados a partir de qualquer país - basta ter acesso à Internet e a uma carteira eletrónica.