Saco de feijão: tipos de enchimentos e coberturas, qual é o melhor e como escolher um
- 24.02.2025
A cadeira com saco de feijões é uma peça de mobiliário original e muito confortável. Não tem estrutura. O enchimento macio adapta-se à forma do corpo. Como não existem cantos afiados nem elementos duros, é impossível bater e magoar-se. Graças ao design suave dos sacos de feijão, é confortável sentar-se e deitar-se. São colocados em casa, na casa de campo, em cafés, centros de entretenimento. Vejamos que tipo de enchimento e cobertura têm os sacos de feijão. Qual deles é o melhor? Algumas dicas para a escolha.
Tipos de coberturas e enchimentos dos sacos de feijões
A maioria dos sacos de feijões tem duas capas. O revestimento interior é forte e resistente. Contém o enchimento. O revestimento exterior proporciona um aspeto atraente, um design e uma superfície macia.
O revestimento exterior é cosido a partir de materiais como:
- Pele artificial curta ou alongada.
- O couro ou o couro ecológico têm um aspeto elegante e dispendioso. A superfície é fácil de cuidar. Limpa-se com um pano húmido. Este material é macio, resiste bem à fricção e não se deteriora com a flexão repetida.
- O veludo e o veludo são agradáveis ao toque. No entanto, os resíduos podem acumular-se neles, pelo que são mais difíceis de limpar.
- O material Oxford é denso mas macio. Repele a água e é resistente à sujidade.
- A tapeçaria é um tecido para mobiliário com uma textura agradável e elevada densidade.
Um fecho de correr é cosido à volta do perímetro do revestimento exterior para que possa ser retirado e lavado. Os sacos de feijões para cadeiras são cosidos separadamente, para que o design da cadeira possa ser alterado rapidamente.
Os materiais mais adequados para a cobertura interior dos sacos de feijão são o nylon ou o poliéster com uma impregnação para proteger contra a humidade. Apresentam as seguintes vantagens
- Resistência ao rasgamento. Este tecido pode suportar o peso de uma pessoa e os saltos.
- O bom isolamento contra a humidade não permite que o sumo ou a bebida derramados penetrem no enchimento.
- A elevada elasticidade do material permite que o enchimento tome rapidamente forma de acordo com a carga. Isto faz com que seja confortável sentar-se na cadeira com saco de feijões.
Enchimento da cadeira de saco de feijões
O material de enchimento mais comum para os sacos de feijão é a espuma de poliestireno. O seu diâmetro e densidade variam. Quanto maiores forem as bolas, mais o saco de feijões irá ceder com o tempo. A densidade óptima dos grânulos é de 25 kg/m³. A esferovite é um material hipoalergénico. Não emite um odor desagradável. O Syntepon é uma fibra sintética muito macia, que minimiza o encolhimento da espuma de poliestireno. É adicionada às dispendiosas cadeiras com sacos de feijão.
A esferovite é utilizada nos modelos baratos. Este material deforma-se facilmente com o peso e emite substâncias tóxicas.
Como escolher uma cadeira com saco de feijões
Alguns factores a que deve prestar atenção:
- O comprimento do fecho deve ser de, pelo menos, 100 cm. Assim, será conveniente retirar o saco interior com enchimento.
- É conveniente quando a cadeira com saco de feijão tem uma pega. Com ela, é mais cómodo deslocar o pufe ou transportá-lo.
- A segurança do fecho impede o desabotoamento acidental.
- Os anéis de drenagem permitem a saída de ar do saco para o exterior. Isto evita que as costuras fiquem sobrepressurizadas.
- O comprimento e o diâmetro do assento variam. Para uma criança, é adequado um tamanho mais pequeno, para um adulto - dependendo da sua altura e peso.
- Os sacos de feijões têm formas diferentes. O modelo em forma de pera é o mais utilizado. Os sacos de feijão também são fabricados sob a forma de uma espada, de um pufe quadrado ou de uma banana.
- As costuras devem ser duplas, com fio reforçado. Assim, as costuras serão fortes e não se separarão do peso do saco de feijão dos utilizadores.
A qualidade do material e da construção determina qual a melhor cadeira para sacos de feijão. O estilo e o design são uma questão de preferência pessoal.