Veículo VIN: o que é, como se parece e porque é necessário
- 19.12.2022
Também se pode verificar os carros, como «entrar numa pessoa através de impressões digitais». Um comprador ou um agente da lei pode facilmente descobrir o passado do carro, começando com a sua produção de fábrica. O carro esteve envolvido num acidente? O carro foi roubado? Tomar a palavra de um antigo proprietário e de um revendedor não é fiável. Quem quiser vender um carro esconderá as suas falhas e a sua história desonrosa.
Existe um sistema de códigos internacionais VIN para verificar carros, camiões e veículos de passageiros. Este é o número de identificação oficial de um veículo. O VIN é único e é atribuído a cada veículo. Tal como não há duas pessoas com as mesmas impressões digitais, não há dois carros com o mesmo código.
O que é o código VIN
O código VIN é composto por 17 símbolos: letras do alfabeto latino e dígitos. São descodificados de acordo com tabelas de normas internacionais que estão disponíveis gratuitamente na Internet. O código VIN é utilizado para determinar
- deslocamento do motor;
- número de série;
- o verdadeiro fabricante;
- país de fabrico;
- informação sobre motores;
- localização do volante de direcção;
- cor do corpo;
- tipo de transmissão;
- ano de fabrico;
- quilometragem, etc.
O VIN é aplicado nas partes da carroçaria que não estão sujeitas a corrosão frequente: o pilar dianteiro esquerdo, a parte superior do painel de instrumentos, a porta lateral do condutor, a placa afixada no pára-brisas. O número de identificação está escrito na folha de dados. O VIN é uma forma muito conveniente de encontrar peças sobressalentes e componentes para reparação.
O sistema VIN foi padronizado pela National Highway Traffic Safety Administration em 1981. Existem 4 normas:
- Norma internacional da Society of Automotive Engineers;
- regras para os E.U.A. e Canadá;
- Austrália;
- A Europa e a maioria dos países.
O fabricante pode reatribuir o VIN a um carro novo, mas não antes de 30 anos após o carro ter sido fabricado sob este código, certificando-se de que o mesmo não é mais utilizado. Isto é para evitar confusões.
Os fabricantes de automóveis alteram as regras de decifração dos códigos VIN aproximadamente de 5 em 5 anos. Para descobrir o significado dos símbolos num determinado código, utilize as regras que estavam em vigor à data de fabrico do carro.
Quando o código VIN é verificado
O Número de Identificação do Veículo é utilizado quando é necessário:
- Para confirmar ou descobrir a propriedade do carro.
- Para verificar se o carro não esteve envolvido num acidente, se foi utilizado para cometer um crime, se foi prometido a um banco.
- Localizar um carro que foi roubado. O perpetrador pode ter mudado as placas, mas não poderá fazer quaisquer alterações ao código VIN. Se não houver placas e duplicados de letras na carroçaria ou se os dados dos documentos não corresponderem aos dados das peças, é motivo de suspeita de roubo do veículo.
- Descobrir se o veículo foi reparado. Os fabricantes codificam frequentemente lavadores de faróis, sensores de estacionamento, sensor de chuva. Se o número de VIN incluir estas partes, mas não estão, significa que o carro foi substituído por um kit de carroçaria ou partes de carroçaria.
- Detalhes da encomenda para reparação do carro.
- Determinar se um carro usado não é montado a partir de peças de vários carros usados.
Pode verificar o número de VIN do seu carro online em sites especiais. É importante conhecer antecipadamente a reputação do recurso web para não cair nas mãos de golpistas.