Aquecedor cerâmico: o que é, como funciona, vantagens e desvantagens
- 29.06.2025
Aquecedor cerâmico com elemento cerâmico, no qual o calor é acumulado e transferido para o ar. Este aquecedor é seguro em ambientes residenciais, pois a sua superfície não atinge temperaturas perigosas. Vamos ver como funciona este equipamento. Quais são as suas vantagens e desvantagens?
Como funciona um aquecedor cerâmico
A maioria dos aquecedores com cerâmica são do tipo convector. O calor deles é rapidamente distribuído no ar. O tipo de elemento de aquecimento influencia a forma como o ar é aquecido. Principais componentes de um aquecedor cerâmico:
- A placa cerâmica é feita de um material cerâmico especial que aquece rapidamente e retém o calor. Quando o ar passa pela placa, ele aquece e depois se espalha pela sala.
- O corpo do aquecedor é feito de plástico ou metal resistente e termicamente estável. Superfícies com orifícios de ventilação ou grelhas para circulação de ar.
- Em alguns modelos, há um ventilador embutido. Ele ajuda a distribuir mais rapidamente o ar aquecido pela sala, o que acelera o processo de aquecimento.
- O termostato mantém a temperatura no nível definido. Quando o ar na sala é aquecido até os parâmetros desejados, o termostato desliga o aquecimento e, quando a temperatura diminui, liga-o novamente.
- Os elementos de controlo são um painel ou botões que permitem regular a temperatura, ligar ou desligar o ventilador e definir o modo de funcionamento. Alguns aquecedores têm ecrãs digitais para uma configuração mais precisa.
- A maioria dos aquecedores cerâmicos desliga-se em caso de sobreaquecimento. Alguns modelos têm proteção contra tombamento e um sensor de presença que desliga o dispositivo se não houver pessoas na sala.
Quando o aquecedor é ligado, a placa aquece. O ar, passando pela placa aquecida, aquece rapidamente e sai para fora, espalhando o calor pela sala. Ao mesmo tempo, a placa cerâmica não superaquece, não seca o ar, o que torna o aparelho seguro para uso.
Vantagens e desvantagens do aquecedor cerâmico
A principal vantagem do aquecedor com cerâmica é que ele não superaquece, portanto, o risco de queimaduras ou incêndio é mínimo. É ideal para aquecer casas com crianças e animais de estimação. Outras vantagens dos aquecedores cerâmicos:
- Consomem menos energia elétrica em comparação com equipamentos de outro design e tipo de elemento de aquecimento. Isto deve-se ao facto de a cerâmica aquecer rapidamente e os equipamentos distribuírem o calor de forma eficiente.
- A maioria dos aquecedores cerâmicos é pequena e leve, o que os torna fáceis de transportar e instalar em qualquer lugar. Podem ser pendurados na parede ou colocados sobre pés.
- Esses aquecedores funcionam praticamente sem ruído, o que é importante para a tranquilidade em quartos e escritórios.
A principal desvantagem do aquecedor cerâmico é a área de aquecimento limitada. Ele é eficaz em ambientes pequenos. Para uma sala grande ou uma casa inteira, serão necessários vários aparelhos. Alguns modelos de aquecedores cerâmicos podem ser mais caros em comparação com outros modelos. No entanto, isso é compensado pela sua durabilidade e eficiência energética. O aquecedor cerâmico deve ser escolhido de acordo com a área da divisão. Assim, o ar será aquecido uniformemente até uma temperatura confortável.