Condroprotectores: o que são, o que são e porque são necessários
- 21.11.2022
Dor nas articulações, inflamação, hérnia de discos - estas são condições desagradáveis que requerem intervenção médica. A fim de restabelecer a saúde e o bom funcionamento das articulações, os tecidos devem ser devidamente nutridos. Os condroprotectores podem ajudar com isto.
O que são condroprotectores
Os condroprotectores são medicamentos concebidos para proteger as articulações. Para compreender como funcionam os condroprotectores, é necessário saber como funcionam as juntas. Para evitar que os componentes das juntas se esfreguem durante o movimento, as suas superfícies em contacto umas com as outras são cobertas com uma camada de cartilagem. O deslizamento adicional é fornecido pelo fluido sinovial, que é produzido dentro da membrana sinovial durante o movimento. Isto fornece a cartilagem com oxigénio e nutrientes. Os condroprotectores contêm componentes que são essenciais para a formação do líquido sinovial.
Tipos de condroprotectores:
- A primeira geração são concentrados e extractos de produtos vegetais e animais que contêm muita condroitina e glucosamina.
- A segunda geração são preparações de condroitina purificada e glucosamina.
- A terceira geração - combina estes dois componentes principais. Vitaminas, ácidos gordos e outros suplementos, medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos são adicionados.
Para que servem os condroprotectores?
Tais medicamentos são prescritos quando existem os seguintes sintomas
- processo inflamatório nas articulações;
- osteoartrose de vários tipos;
- tendinopatia, doença periodontal, etc;
- artrite e artrose;
- entorses, deformações e hematomas nas articulações;
- Hérnia intervertebral.
Para além de fins terapêuticos, os condroprotectores são utilizados para melhorar a nutrição dos tecidos articulares. Os atletas (especialmente os atletas e fisiculturistas) usam essas drogas, porque as suas articulações estão sob tensão crescente. O estado dos ligamentos, cartilagens e articulações é melhorado em até 25% - este é um indicador significativo. A fim de obter resultados elevados dos condroprotectores, estes devem ser utilizados durante 4-6 meses.
Os atletas que tomam anabolizantes e esteróides devem usar condroprotectores. Porque o seu fundo hormonal muda, a força muscular e a resistência aumentam drasticamente. Consequentemente, a carga sobre as juntas aumenta dramaticamente. Precisam de nutrição adicional, o que dá aos condroprotectores.
É importante ter em mente que os condroprotectores são drogas que actuam lentamente. São terapias complementares para as doenças articulares.
No tratamento das hérnias intervertebrais, os condroprotectores também servem como "material de construção" para a reparação do tecido conjuntivo, o que impede a destruição do disco intervertebral. O líquido sinovial neles presente fornece ao tecido condroitina e glucosamina. A espessura da camada de cartilagem permanece estável e os discos não se desgastam.
Os condroprotectores não são drogas potentes. No entanto, o seu papel na restauração das articulações e discos intervertebrais é significativo. Porque dão a nutrição necessária aos tecidos, sem a qual é impossível o seu bom funcionamento. O médico escolhe o tipo de condroprotector depois de examinar o doente.