Dragagem: o que é e como funciona, tipos e aplicações
- 25.01.2023
A dragagem e limpeza do fundo de reservatórios e rios de lodo, lodo, areia e outros sedimentos, bem como a extracção de minerais, particularmente turfa e outras espécies, não dispensa a utilização de equipamento especial, que se chama draga. Este equipamento pode ter características diferentes, e é por isso que a escolha depende principalmente das tarefas a realizar.
O que é uma draga
Do exterior, a draga parece um navio, mas um olhar mais atento mostrará que é muito mais complexa. É mantido na água por poderosos pontões. Muitos dispositivos e mecanismos estão incluídos para o bombeamento de água e solo em grandes volumes.
Os principais componentes de uma draga de sucção são uma draga de sucção, mecanismos para o seu movimento, uma bomba de sucção e dois tipos de tubagem - a tubagem de sucção e a tubagem de pressão. Estes sistemas são utilizados para bombear o chorume através dos tubos ou directamente para a costa.
O equipamento de apoio inclui equipamento de descida e elevação, geradores de energia, bombas de água limpa, sistemas de segurança e instrumentação, iluminação, ventilação, aquecimento e equipamento de combate a incêndios. Algumas dragas estão equipadas com alojamento.
Características técnicas: Como escolher uma draga
- Capacidade (expressa em metros cúbicos por hora);
- tipo de draga (determinada pelo tipo de solo)
- gerador de energia
- Material de tubagem de chorume (metal, material tecido de borracha, plástico).
- Construção (dobrável ou não dobrável);
- Método de entrada de solo (com ou sem afrouxamento);
- controlo (remoto, manual, automático).
Principais funções
Para além da dragagem e limpeza, extracção de turfa e outros minerais, incluindo metais preciosos, é necessária uma draga para tarefas tais como
- limpeza de tanques de sedimentação agrícola e industrial;
- construção de aterros de areia e cascalho em praias, estradas, etc;
- escavação de escórias e lagos de cinzas;
- Construção de valas e colocação de condutas;
- construção de barragens, docas e portos.
O equipamento hidrotécnico é utilizado para eliminar as consequências das cheias e inundações e reforçar as margens dos rios, lagos e reservatórios. Uma draga é essencial em tais obras.
Princípio de funcionamento de uma draga de sucção
A eficiência da operação depende do diâmetro da conduta e da velocidade de entrega da mistura; por conseguinte, estes parâmetros são calculados antecipadamente e tidos em conta durante a operação;
- a draga é enchida com água e rebaixada até ao fundo;
- o motor e a caixa de velocidades são postos em marcha;
- o tubo de aspiração é ventilado e é criado um vácuo para que o chorume flua para a bomba, depois para a barcaça ou para a linha de costa.
A draga é controlada a partir da sala de controlo, a chamada cabine do capitão da draga. Existe uma sala de controlo para todas as unidades principais e auxiliares. O equipamento de dragagem é movimentado com guinchos ou de forma combinada e movimentada por estacas.