Tratamento de campos por drones: o que é, como se efectua, prós e contras
- 18.08.2023
Os drones para trabalhos agrícolas estão equipados com um tanque para soluções e um pulverizador. São utilizados para tratar os campos de pragas ou irrigar as plantas com fertilizantes. A utilização de drones na agricultura permite poupar 3 a 6 por cento da colheita. Como os drones viajam pelo ar, não ferem as plantas, ao contrário dos tractores. Os tratamentos com drones podem ser efectuados depois da chuva. Não é necessário esperar que o solo seque. Desta forma, as plantas recebem nutrientes e proteção contra pragas a tempo.
Capacidades úteis dos drones na agricultura
As plantas são mais susceptíveis de serem tratadas à noite. As substâncias penetram então mais rápida e profundamente na cutícula da superfície da folha e do caule. Os drones podem trabalhar 24 horas por dia e à noite para irrigar as plantas.
No entanto, para além do tratamento das culturas, os drones têm outras funções úteis:
- Os quadrocópteros detectam pragas nos campos e comunicam a ameaça. Afugentam os insectos e os animais com ultra-sons e o ruído das pás rotativas.
- Os drones ajudam os agricultores a monitorizar a saúde das plantas. Podem tirar fotografias e transmitir vídeos em tempo real. Os drones criam mapas térmicos e topográficos dos campos
- Os quadricópteros estão equipados com sensores que determinam o nível de saúde das plantas através dos comprimentos das ondas de luz reflectidas e absorvidas. Registam a temperatura e a humidade do solo.
Como são tratados os campos com drones
O quadrocóptero é controlado remotamente através de uma aplicação num smartphone. O método geral de trabalho com um drone agrícola:
- Determinar o ponto de partida no campo.
- Instalar e iniciar a estação RTK, que corrige o sinal GPS.
- Montar o quadricóptero.
- Verificar a sincronização do controlo remoto com o drone, com a estação RTK.
- O sistema do drone é carregado com um mapa e uma rota de voo. Configurar o modo de pulverização.
- Encher o drone com o produto de tratamento das culturas.
- Lançar o drone e seguir o seu voo à distância através de uma aplicação móvel, controlando-o se necessário.
- Regressar o drone ao ponto de partida, desligá-lo, reabastecer e substituir a bateria, se necessário.
Prós e contras da utilização de drones na agricultura
Prós:
- Os fertilizantes e os preparados são administrados com um cálculo preciso, visando as plantas. A pulverização é efectuada a baixa altura, pelo que a solução não é levada pelo vento para a entrelinha ou para o campo de outra pessoa na vizinhança.
- O tratamento das plantas é rápido, uma vez que o drone pode ser reabastecido num minuto. Voa rapidamente em redor da área.
- O mapeamento e a navegação por satélite podem ser utilizados para um tratamento eficiente.
- Seguimento e monitorização da saúde das plantas, condições do campo.
Desvantagens:
- Para utilizar um drone, é necessário aprender a teoria e a prática.
- O drone cobre uma pequena área numa única missão.
- Nem todos os terrenos podem ser utilizados pelo drone. É necessário informar-se antecipadamente sobre a possibilidade de utilizar drones.
- Os drones são difíceis de controlar em condições de vento.
- É necessário assegurar uma ligação ininterrupta à Internet no terreno.
- Numa zona onde existam muitas aves de grande porte, existe o risco de o drone ser abatido ou avariado.
Se não houver obstáculos à utilização de drones, estes tornam-se indispensáveis no cuidado das plantas. No trabalho agrícola, é conveniente utilizar um quadrocóptero com baterias amovíveis. Enquanto voa, as baterias sobressalentes são carregadas. Graças a isto, o drone pode trabalhar continuamente.