Comida seca para cão: tipos e características, como escolher
- 12.04.2023
As necessidades dos cães variam de acordo com a sua idade e grau de exercício. Os alimentos secos para cães vêm em várias variedades, classificadas de acordo com a sua composição e finalidade. Contém um complexo de proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Vejamos os tipos de alimentos e dicas para escolher entre eles.
Tipos e características dos alimentos para cães
O alimento seco para cães está dividido em várias classificações. Em primeiro lugar, preste atenção àquela que indica a qualidade do produto. As principais classes de alimento seco para cães:
- Os alimentos baratos para cães secos podem conter soja, subprodutos e intensificadores de sabor. Baseia-se em restos de outros alimentos, cartilagem, gordura e grãos. O conteúdo proteico dos alimentos secos é pobre, e alguns dos alimentos podem conter aromatizantes e intensificadores de sabor.
- O alimento seco para cães é um alimento premium para cães com uma melhor composição. A carne é colocada em primeiro lugar na lista de ingredientes, seguida por vegetais e cereais. Tem uma composição equilibrada de vitaminas e oligoelementos. No entanto, podem conter ingredientes que podem causar alergias, e substâncias indesejáveis para cães, tais como edulcorantes, aromatizantes e corantes.
- Os alimentos super-premium para cães secos são frequentemente não-alergénicos. A maioria dos ingredientes são naturais e são ricos em vitaminas. As porções precisam de ser mantidas pequenas, uma vez que são muito ricas em nutrientes.
- Os nossos alimentos secos para cães são feitos de animais criados em pastagens, que não são tratados com antibióticos ou hormonas. Não contém ingredientes nocivos. Holístico é o mais caro.
Os alimentos para cães diferem de acordo com a idade do animal:
- O alimento para cachorros é o mais saturado com substâncias úteis, tem um elevado valor nutricional. Tal alimento dá ao corpo do cachorro tudo o que ele precisa para crescer e desenvolver-se.
- A alimentação para cães adultos é adequada para cães com actividade normal. Existem também alimentos para cães muito activos, com um conteúdo nutricional mais elevado.
- Para cães seniores e doentes, não estão disponíveis alimentos especiais para cães secos de todos os fabricantes. Os cães idosos e doentes precisam de quantidades acrescidas de proteínas, vitaminas e minerais. Se não conseguir encontrar este tipo de produto no mercado, deve falar com o seu veterinário sobre a utilização de um alimento para cachorros, com base no seu peso e tamanho.
- Os cães podem ter doenças específicas tais como alergias, artrite ou problemas digestivos. É melhor comprar comida especial para estes animais. É importante que seja hipoalergénico.
Algumas empresas fabricam alimentos secos à medida da raça. É equilibrada com Pastores alemães, Yorkshire Terriers, Boxers e outras raças.
Como escolher um alimento para cão
Considere os seguintes factores:
- É desejável que a composição seja tão natural quanto possível, sem intensificadores de sabor, corantes, conservantes. Os produtos químicos e os produtos de má qualidade podem prejudicar a saúde do cão.
- Se a carne for listada primeiro, seguida de vegetais e outros ingredientes, os alimentos serão mais saudáveis e nutritivos, com um elevado teor proteico.
- Ao escolher o alimento, considere o peso e a actividade do cão. Se o seu cão tem um problema de saúde, um alimento saudável deve ser útil.
- Examine a embalagem dos alimentos. Deve ser hermético. Verifique a data de validade.
Manter um cão é uma grande responsabilidade. Precisamos de lhe proporcionar uma boa nutrição. Por conseguinte, é melhor escolher entre alimentos super-premium, holísticos.