Huawei: o que é a marca, quais são as suas características, por que é famosa?
- 19.12.2022
«Sendo a água que muda a paisagem» - esta estratégia Huawei tornou em grande parte inevitável o sucesso da sua marca. A empresa quebra estereótipos e normas ao desenvolver tecnologia e aplicá-la aos seus produtos. Actua como a água que corre para os cantos mais inacessíveis, alterando a topografia do solo e até mesmo a superfície das rochas.
Como Huawei salvou a reputação da China
Os produtos chineses já não estão associados apenas a contrafacções, graças a empresas que produzem produtos de qualidade. Entre eles está Huawei, uma marca conhecida pelos smartphones que rivalizam em popularidade com a Samsung e a Apple. A empresa começou como uma empresa de tecnologia de comunicações e telecomunicações e tornou-se líder mundial no seu desenvolvimento e manutenção.
A Huawei desenvolve redes sem fios e Internet de coisas, aparelhos domésticos inteligentes, servidores e armazenamento, centros de dados e plataformas de inteligência artificial. O trabalho desta empresa em telecomunicações é pouco conhecido porque é visto sobretudo por especialistas na matéria e não pela maioria dos consumidores dos seus produtos. Mas a contribuição da Huawei para esta área tecnológica é um sucesso global.
Factos interessantes sobre Huawei
Algumas das características e realizações da marca:
- A empresa foi fundada em 1987.
- Mais de 197.000 empregados de 160 nacionalidades trabalham em escritórios, centros de investigação, e instalações de produção em 170 regiões e países.
- Mais de 3 milhões de pessoas utilizam produtos e tecnologias Huawei.
- Durante 10 anos, a Huawei investiu 110 mil milhões de dólares em investigação e desenvolvimento de tecnologias. Todos os anos, mais de 10% das suas receitas são utilizadas para estes fins.
- Uma das maiores patentes do mundo é detida pela Huawei.
- A partir de Junho de 2020, 20% das patentes de tecnologia 5G são detidas pela Huawei.
- Apenas os empregados podem comprar acções da empresa. Nenhuma outra empresa, nem mesmo as estatais, pode ser proprietária delas. A Huawei não é negociada na bolsa, pelo que as suas contas não são sujeitas a auditorias muito rigorosas.
- Em 2012, a Huawei construiu a maior rede de nuvens do mundo para clientes em 33 países. É utilizado por 70.000 empregados todos os dias.
Huawei e novas soluções de produtos
Os especialistas da empresa, que cria redes de comunicação, sabem como os gadgets interagem com eles. Desenvolvem os detalhes dos smartphones para que a qualidade da comunicação e da transferência de dados esteja no seu melhor. Huawei tem evoluído para além dos telefones e comprimidos. A empresa conseguiu fazer com que o seu Livro Mate fosse procurado no mercado de portáteis entre as linhas de produtos de bandeira, de gama média e de orçamento.
Huawei foi dos primeiros a produzir computadores portáteis com um ecrã 3:2 em vez do habitual 16:9. Alguns destes modelos estavam equipados com ecrãs tácteis. O tamanho do ecrã 3:2 é quase do tamanho de um papel A4. É conveniente trabalhar com documentos, é possível ver mais linhas no ecrã.
Um computador portátil ou é leve ou produtivo. Foi o que a maioria dos fabricantes e utilizadores pensou em 2016. Mas esse estereótipo não é o caso de Huawei. A empresa desenvolveu computadores portáteis leves e compactos. O primeiro deles foi o Caderno Transformer, constituído por uma tábua e um teclado destacável. Havia também cadernos clássicos, mais leves e com hardware poderoso - o Livro Mate compacto num corpo fino e de alto desempenho.
Huawei é um símbolo do crescimento tecnológico da China. É um exemplo de como, dado o desejo e o esforço, uma empresa pode não só ir além dos estereótipos, tornar-se popular e ganhar muito, mas também ajudar a restaurar a reputação de um país inteiro no mercado global.