Paisagismo: o que é, características e técnicas interessantes
- 25.12.2022
Desenho paisagístico - um método de decoração do território, que se baseia em três áreas: desenho, plantação e características culturais. É mais do que apenas jardinagem - é uma forma de arte. O paisagismo decora não só a sua casa, parques e áreas públicas. Mesmo o jardim pode ser concebido de forma não convencional: canteiros colocados sob a forma de composições geométricas e diapositivos com úteis plantas verdes. Considerar com mais detalhe as noções básicas de desenho paisagístico e técnicas interessantes.
Desenhar a paisagem
O desenho do desenho da futura paisagem colocou objectos de modo a que fossem consistentes entre si e com o estilo geral. Se um edifício estiver presente, é feito o objecto principal. O sítio é concebido como uma composição única de pequenas formas arquitectónicas, plantas, rochas, figuras e outros elementos - esta é uma característica do desenho paisagístico.
Trabalhos técnicos como drenagem, sistemas de rega, iluminação, etc., são planeados com base no desenho. Isto fornece as condições e a base para o desenho decorativo subsequente.
Plantação em paisagismo
De acordo com o terreno, são seleccionadas plantas que atingem alturas diferentes: gramíneas floridas e ornamentais, arbustos e árvores. Harmonizam-se com o espaço e o estilo de desenho global.
Características culturais no desenho de paisagens
O estilo do desenho do território ou estaleiro é determinado pelo tema do objecto. Isto é especialmente verdade em relação ao design relacionado com certas culturas: japonesa, chinesa, italiana, país e outras. Dependendo do estilo escolhido, o desenho é complementado por colunas, terraços, pontes, baloiços, estátuas.
Métodos interessantes na concepção de paisagens
Na concepção do site são utilizados vários métodos e materiais:
- Zoneamento da área com arbustos, divisórias decorativas ou gabiões - estruturas em malha preenchidas com pedras. Podem ser quadrados, rectangulares, redondos ou esculturais.
- Os gabiões são utilizados para apoiar bancos, mesas, pérgolas e churrasqueiras. Reforçam o perímetro da lagoa para impedir o deslizamento do solo.
- Se o desenho for dominado por formas estritas e linhas claras, os caminhos devem ser colocados planos. Se o contorno da parcela for irregular, então os caminhos devem ser sinuosos. A tendência é cobrir aproximadamente lajes escavadas com pequenos espaços entre elas, nos quais são plantadas plantas de cobertura do solo.
- As formas geométricas ou esculturais das plantas estão na moda.
- As lagoas decorativas animam e embelezam a paisagem. Correntes ou quedas de água. Uma casa junto ao lago é bastante realizável mesmo onde não há corpos de água naturais.
- Acentuações brilhantes são vantajosas em qualquer tamanho de parcela. Uma abundância de cor numa pequena área cria um mosaico e expande visualmente o espaço. Uma grande área é tornada mais acolhedora por ilhas de cores brilhantes e elementos decorativos atraentes.
- A iluminação da área por spotlights e spotlights de vários níveis enriquece a percepção da paisagem pelo jogo de luz e forma.
- Artigos úteis mas pouco atraentes podem ser escondidos: um velho celeiro pode ser seguido por plantas trepadeiras, uma janela falsa pode ser decorada com vasos de flores, canos podem ser escondidos por uma cobertura decorativa.
- Elementos de trabalho aberto tais como treliças e treliças criam leveza. São utilizados para o zoneamento ou para construir pérgolas.
O Paisagismo é uma fusão de arte, engenharia e ciência das plantas. É possível um desenho original e harmonioso de qualquer área e objectivo.