Prosa: o que é este género literário, tipos e características
- 18.05.2023
A prosa é o oposto da poesia. Não tem rima, divisão em segmentos. A prosa é semelhante à linguagem falada. No entanto, é possível controlar o seu aspecto e som, tornando-a variada e cativante. O ritmo da prosa é moldado pela estrutura das frases, pelo seu comprimento. Alterando-a, é possível acelerar ou abrandar o ritmo. A abundância de frases curtas torna a prosa mais abrupta. As obras harmoniosas alternam-nas com frases de comprimento diferente. Considera os principais tipos de prosa.
Romance
Os romances são obras de grande dimensão. A narrativa baseia-se num enredo complexo. São descritos acontecimentos que envolvem várias personagens. Várias histórias podem decorrer em paralelo. A vida quotidiana, as relações entre as pessoas e a natureza são descritas em pormenor. A narração é sem pressa, ponderada e repleta de pormenores.
O conto
É uma história curta. O conto descreve uma determinada história. O enredo é muitas vezes único, ligado a personagens que se conhecem e estão juntas ou sobrepostas.
O conto
Embora uma novela seja também uma obra curta, é diferente de um conto. Características da novela:
- A narrativa é breve, sem necessidades adicionais.
- Muitas vezes, apenas um problema é levantado.
- O enredo é incisivo, mantendo o leitor em suspense.
- É dada pouca atenção aos aspectos psicológicos da história. Os factos são mais transmitidos.
- O desfecho é muitas vezes inesperado.
Ensaio
O ensaio é um texto de pequena extensão, escrito de forma livre. Num ensaio, o escritor exprime a sua opinião sobre um assunto. É uma prosa que combina o estilo de um artigo académico, um ensaio literário e um tratado filosófico.
Epopeia
Uma epopeia é uma obra de grande envergadura que aborda um tema relacionado com problemas da sociedade. Uma epopeia descreve uma série de acontecimentos que se desenrolam durante um longo período de tempo. Estas obras podem descrever a vida de várias gerações de personagens.
Conto de fadas
A prosa, em que são contadas histórias fantásticas, é designada por conto de fadas. Baseia-se num enredo fascinante, em descrições vívidas. Os contos de fadas caracterizam-se pela incerteza do tempo e do lugar, por uma combinação de acontecimentos e criaturas inacreditáveis. As coisas comuns da vida adquirem aí um significado diferente, mudando de uma forma inesperada. Os animais do conto comportam-se como humanos, os heróis são criaturas fictícias, as pessoas têm capacidades fantásticas.
A parábola
Uma história de educação moral com imagens alegóricas e um significado implícito chama-se parábola. Pode conter um exemplo de atitudes, de acções. Uma parábola revela alguns valores morais como a fidelidade, a sabedoria, a consciência, a honra, a coragem, etc.
Biografia
Descrição da vida e da obra de uma pessoa famosa: artista, viajante, escritor, político, médico. Uma biografia descreve frequentemente a infância, a adolescência, os anos de estudante, um período de trabalho e a velhice, se a pessoa for idosa. Pode ser dada especial atenção a períodos significativos da vida da pessoa. Uma biografia pode ser escrita por uma pessoa externa. Se for escrita na primeira pessoa, é designada por autobiografia.