É interessante

Válvulas de corte para tubagens: o que são (em palavras simples), tipos, aplicações

29.12.2022

Ao sair de casa, as pessoas desligam as válvulas que fornecem água e gás para o apartamento. No Outono, as empresas de serviços públicos direccionam o líquido para o sistema de aquecimento da vizinhança. Nas fábricas, as matérias-primas são encanadas. As válvulas de fecho são sempre utilizadas em tudo isto. Diferem em função e vêm em desenhos e tamanhos diferentes. 

O que são válvulas de corte?

Para controlar o fluxo de fluido numa conduta, são utilizadas várias válvulas e válvulas de gaveta - estas são válvulas de fecho. Quando uma pega ou válvula é virada do exterior, as partes internas do dispositivo movem-se, abrindo ou fechando a abertura do tubo. Isto permite ou pára o fluxo do meio.

Há uma pressão constante nos tubos, alguns fluidos e substâncias têm temperaturas elevadas e propriedades corrosivas. Por esta razão, as peças que controlam o fluxo dos meios de comunicação através do sistema são feitas de metal sólido e são fixadas com segurança.

Tipos de válvulas de corte

A concepção e aplicação das válvulas diferem consoante os processos em tubos a serem controlados com a sua ajuda. Vêm com funções combinadas: não só abrem e fecham a abertura do tubo, mas também alteram a velocidade do fluxo e outros parâmetros. Alguns tipos de válvulas para tubos de acordo com a sua função:

  • As válvulas de corte abrem e fecham o fluxo de líquido nas tubagens com válvulas. Estas são válvulas de gaveta e válvulas, como exemplo uma válvula de gaveta de cunha.
  • As válvulas de controlo para tubos alteram a cabeça, o caudal e a pressão no sistema. Estes incluem válvula, válvula, indicador de nível.
  • As válvulas de controlo das tubagens determinam os parâmetros do fluxo médio através das tubagens. Estes são galos de teste e de libertação, sensores.
  • Os acessórios de segurança dos oleodutos impedem o recuo do líquido. Evita picos de pressão e protege peças e equipamentos de danos.
  • Os acessórios de distribuição e mistura para tubos misturam o conteúdo de diferentes fontes. São utilizadas válvulas de retenção, válvulas de corte e válvulas accionadas pneumaticamente.

O interior da válvula de corte tem duas superfícies de vedação no corpo e no obturador. Eles selam as interfaces.

As válvulas de corte são utilizadas em todos os sectores onde são utilizadas tubagens. Alguns deles são de tipos diferentes, dependendo da sua utilização prevista:

  • As válvulas de corte industriais são caracterizadas por uma gama de grandes dimensões.
  • As válvulas sanitárias são, na sua maioria, válvulas de esfera. São instalados em equipamento sanitário: sanitários, lavatórios, banheiras, cisternas, máquinas de lavar roupa e máquinas de lavar louça em frente às linhas de abastecimento flexíveis.
  • As válvulas de corte de bordo são instaladas nos equipamentos e comunicações dos navios.
  • Vácuo - utilizado em sistemas com pressão inferior à pressão atmosférica.

As válvulas de corte diferem na pressão que podem suportar: alta - 100 bar, média - 25 a 100 bar e baixa - 25 bar. Este factor deve ser tido em conta a fim de evitar situações de emergência.

Aplicação de válvulas de corte

As válvulas de corte controlam o fluxo de meios de comunicação nas condutas:

  • água doce ou do mar, vapor;
  • petróleo bruto, fuelóleo, parafina, gasolina;
  • óleo de máquina;
  • Álcalis, ácidos, amoníaco e outras substâncias agressivas;
  • Gás natural, etc.

As válvulas de corte diferem em material, desenho e dimensões, dependendo da indústria e dos meios operacionais a que se destinam. Na indústria da construção naval, por exemplo, são instaladas peças leves e compactas, enquanto que na indústria química a resistência a substâncias agressivas é importante.

EN - DE - ES - IT - PT - FR - BG - HU - EL - DA - ID - ZH - LV - LT - NL - PL - RO - SK - SL - TR - UK - FI - CS - SV - ET - JA - RU


Home - Confidencialidade

Quaisquer perguntas - info@kh-news.net