Tectos tectos tensos: tipos de materiais, prós e contras, que é melhor escolher
- 03.12.2022
Tectos extensíveis modernos - não é apenas uma película esticada por baixo do tecto. Os materiais são agora feitos de tal forma que a superfície é indistinguível de uma superfície acrílica lisa ou de grão fino em termos de textura. A tensão torna a superfície perfeitamente plana, o que é quase impossível de conseguir com gesso ou pintura.
De que são feitos os tectos tensos
Existem dois tipos de material:
- PVC - uma película de qualidade estica-se quando aquecida, pelo que se espalha perfeitamente de forma uniforme e é fixada em torno do perímetro do tecto. Estão disponíveis diferentes texturas: brilhante, mate, acetinado, etc.
- Tecido com impregnação - material com ou sem costura. É montado no tecto sem aquecimento, pelo que o pano deve estar com uma pequena reserva para a fixação.
Nos desenhos dos materiais são aplicadas muitas variantes de cores e tonalidades. A superfície do filme pode ser pintada. Ao combinar tecidos de cores diferentes, a sala pode ser zonada.
Tipo de montagem
Os tectos tensos são montados das seguintes formas:
- Num nível - uma tela é esticada sobre uma moldura no perímetro, numa camada. Obtém-se uma superfície uniforme.
- Vários níveis tornam possível criar um desenho original com uma combinação de superfícies esticadas a diferentes alturas. Desta forma, a sala pode ser zonada ou as condutas de ventilação podem ser escondidas.
- Sem uma fenda - a superfície tem uma ligação estreita com a parede.
- Com um intervalo - há uma pequena distância entre as paredes e o tecto suspenso. A vantagem é que o papel de parede pode ser recapado sem remover a construção do tecto.
Várias luzes são instaladas nos tectos tensos. Este pode ser um grande lustre no centro, luzes LED no perímetro, luminárias suspensas. A iluminação colorida cria um interessante jogo de cores sobre um tecto branco. Filmes translúcidos permitem instalar a iluminação sob a superfície de um tecto suspenso. O resultado é uma iluminação agradável e uniforme.
Baloiços, prateleiras e redes podem ser suspensos do tecto suspenso. O principal é fornecer pontos de fixação na laje de betão sob o tecto com antecedência.
Prós e contras
Prós:
- Acontece uma superfície uniforme sem alinhamento prévio do tecto, porque a lona o cobre.
- É possível ocultar as comunicações.
- O filme de PVC é resistente à humidade, por isso é usado em casas de banho.
- É possível combinar elementos elásticos com placas de gesso e criar formas interessantes no tecto.
- Instalação dentro de algumas horas. Não há necessidade de retirar móveis e pertences.
Cons:
- Se inicialmente não forem fornecidos todos os lugares para luzes numa base de betão, para acrescentar algo, terá de remover a película.
- A temperatura ambiente não deve descer abaixo de +5 e acima de +50. Se a sala não for aquecida e a temperatura descer abaixo da temperatura mínima admissível, a tela pode deteriorar-se.
- Uma superfície brilhante, especialmente na casa de banho e na cozinha, terá de ser limpa cerca de uma vez a cada seis meses para remover as marcas de salpicos.
- Se tiver um tecto extensível que se junta às paredes, terá de remover toda a construção para a poder afunilar de novo.
Qual o tecto elástico que é melhor, depende do gosto pessoal. Tecido ou PVC - não há diferença na qualidade. O PVC dá mais possibilidades em design, pintura. Quanto à superfície, o brilho reflecte tudo na sala - um tal efeito pode não agradar a todos. O mate parece uma pintura acrílica padrão. O cetim com um brilho ligeiro e uma textura agradável é original. O principal é escolher um material de qualidade que não emita um odor desagradável.