Tipos de tectos tensos, os seus prós e contras, quais são os melhores e para que fins
- 09.09.2023
Os tectos tensos são a forma mais fácil de decorar a superfície dos tectos. Como qualquer método de acabamento, possui vantagens e desvantagens. Vamos considerar quais materiais são usados para fazer tetos extensíveis, possíveis opções de design. Isto ajudará a decidir o que escolher.
Tipos de tectos tensos
Tipos de material a partir dos quais são feitos os tectos tensos:
- Película de PVC. Uma película fina de cloreto de polivinilo é soldada a partir de tiras individuais em equipamento especial. É impermeável e elástica. Os mestres preparam a estrutura com antecedência e instalam-na sob o teto. Durante a instalação, a sala é aquecida a uma temperatura de 60-70 °. Nessas condições, o material de PVC se estende. É colocado no quadro. Quando o filme esfria, ele é esticado perfeitamente uniforme.
- Tecido especial. A tela é feita de material sintético. É coberto com um polímero e verniz. Isso dá durabilidade, isolamento da umidade. A particularidade dos tectos tensos em tecido é o facto de a tela não esticar. É cortado exatamente de acordo com as dimensões do teto.
Para ambos os tipos de materiais para tectos tensos, estão disponíveis diferentes cores, padrões e texturas. A particularidade da película de PVC é o facto de lhe poderem ser aplicadas impressões, desenhos e padrões. Pode ser mate, brilhante ou acetinado com um ligeiro brilho.
Design dos tectos tensos
As telas são dispostas de várias formas:
- Até um teto de um só nível. O pano é esticado ao longo de todo o perímetro da sala e fixado na estrutura.
- O teto multinível é montado em estruturas de gesso cartonado ou instalado em perfis especiais. São utilizados materiais de diferentes cores e texturas.
- O teto falso em película de PVC pode ser instalado sob a forma de um arco semicircular ou de uma cúpula.
- O material polimérico pode ser instalado sob a forma de ondas de diferentes gamas. Esta superfície parece especialmente elegante e bonita, se o material for brilhante e escuro.
- A tela de PVC pode ser esticada sob a forma de um cone. Normalmente, essa decoração está localizada no local de instalação da lâmpada principal.
Prós e contras dos tetos extensíveis
Vantagens dos tetos extensíveis:
- Os tectos tensos de qualidade duram 10-15 anos. Se as condições de funcionamento forem adequadas, mantêm uma aparência atraente e durabilidade mais longa.
- O material de polímero e o revestimento dos tectos em tecido são considerados seguros para a saúde.
- Não é necessária qualquer preparação da divisão. Ao instalar os tectos tensos, não há pó nem sujidade.
- Se os vizinhos de cima se inundarem, o teto falso em PVC reterá a água e protegerá a propriedade.
- O teto falso é fácil de cuidar. O material polimérico é limpo periodicamente com um pano húmido.
- Sob o teto falso, é possível esconder os tubos e fios de comunicação.
Desvantagens dos tetos extensíveis:
- Um teto falso é fácil de danificar com algo afiado.
- Se o teto falso for montado sem folgas, obtém-se uma elevada estanquicidade, especialmente se for utilizado material de PVC. Isto pode levar à condensação. Os tectos em tecido permitem a passagem do ar.
- Na tela de PVC, é visível uma costura em determinadas condições de iluminação. Os tectos em tecido são fabricados a partir de um tecido mais largo, pelo que não apresentam qualquer costura
- Durante alguns dias, um teto falso pode emitir um odor desagradável, como qualquer coisa nova que seja feita com materiais sintéticos.
Qual teto extensível é melhor
Depende das preferências pessoais em termos de design e condições na sala. Algumas pessoas gostam das texturas mais naturais do tecido. Em alguns tipos de design de salas, uma superfície de teto brilhante é mais adequada. A película de PVC mate assemelha-se a um revestimento acrílico. Se quiser criar um design único com um padrão ou impressão, escolha um teto falso feito de película de polímero.