É interessante

Motores para barcos: tipos e caraterísticas, como escolher um

16.02.2025

Os motores de barco são unidades fora de borda que se fixam na popa do barco - na parte traseira. Não ocupam espaço útil na embarcação. São instalados em pequenos barcos concebidos para pescar, caçar ou passear. Vejamos os tipos e as caraterísticas dos motores de barco e alguns conselhos para a sua escolha.

O que são os motores de barco

Tipos de motores de barco:

  • Os motores eléctricos são pequenos em tamanho e potência, mas têm uma bateria pesada. A sua potência não é superior a 5 cv. Os motores eléctricos para barcos são baratos, compactos, fáceis de retirar e guardar. Estas unidades funcionam silenciosamente, sendo adequadas para barcos que não precisam de se mover rapidamente. Não emitem emissões nocivas.
  • Os motores a dois tempos para barcos a gasolina são os mais utilizados. No entanto, consomem bastante combustível. Para o reabastecimento, a gasolina é misturada com óleo, de acordo com as instruções do motor. Poluem as massas de água, uma vez que deitam parte do combustível na água.
  • Os motores a gasolina a quatro tempos para barcos são silenciosos e consomem menos combustível, mas pesam mais. Neles, a gasolina e o óleo são abastecidos separadamente. São instalados em barcos com mais de 4 metros de comprimento.
  • Os motores de barco a diesel são os mais económicos em termos de consumo de combustível. São os mais pesados e difíceis de arrancar no inverno. A sua capacidade de funcionamento é muito grande e a sua conceção é fiável. A potência permite a sua utilização em barcos de recreio.

Caraterísticas dos motores de barco

Um motor de barco fora de borda é com uma hélice ou com uma turbina. Unidades com uma hélice são instaladas em um barco que se moverá em águas profundas. Estes dispositivos são fáceis de manter e económicos. No entanto, a hélice pode enrolar a planta na água. Se estiverem rígidas, o motor pode parar. Será necessário limpá-lo, o que é inconveniente de fazer na água. Num banco de areia, a hélice pode ficar danificada ou rachada ao embater numa rocha.

O motor de turbina para barcos é fabricado com uma caixa de proteção para a hélice. Uma vez que todas as partes rotativas estão fechadas, a estrutura está isolada de algas e de danos mecânicos. Os barcos com um motor de turbina podem aproximar-se da costa e deslocar-se a uma profundidade de 30 cm. Estes motores têm baixa vibração e geram pouco ruído. São adequados para instalação em barcos de caça e embarcações para turistas que se aproximam de praias movimentadas.

Como escolher um motor para um barco

Preste atenção a estes parâmetros:

  • Se a potência e as dimensões do motor correspondem ao tamanho do barco. As instruções para as unidades indicam os parâmetros necessários para a embarcação. Em primeiro lugar, são tidos em conta o comprimento do barco e o seu peso.
  • O motor deve ajustar-se às dimensões da popa do barco. Se houver uma discrepância, não será possível fixar o motor de modo a que fique corretamente enterrado na água. Os parâmetros da popa são normalmente indicados em centímetros no nome do motor.
  • O modo de arranque do motor afecta a facilidade de funcionamento do motor. Os modelos eléctricos são activados através de um botão. As unidades a combustível são iniciadas manualmente ou através de um sistema elétrico. O arranque manual é o mais económico e comum. Um cordão serve de arranque. O arranque elétrico é ativado rodando a chave ou premindo um botão. Este sistema é mais cómodo. No entanto, estas unidades são caras.

Ao escolher um motor de barco, preste atenção à reputação do fabricante. Pode ler comentários na Internet sobre a marca e um determinado modelo de motor.

EN - DE - ES - IT - PT - FR - BG - HU - EL - DA - ID - ZH - LV - LT - NL - PL - RO - SK - SL - TR - UK - FI - CS - SV - ET - JA - KO - NB - AR - RU


Home - Confidencialidade

Quaisquer perguntas - info@kh-news.net