Cancro do cérebro: sintomas, primeiros sinais, fases
- 23.03.2023
Com dores de cabeça frequentes, insónia e mudanças de humor, é muitas vezes aconselhado descansar mais e evitar o stress. Isto é, sem dúvida, necessário. Mas é importante consultar um médico e mandar examinar-se a si próprio. Estes sintomas desagradáveis podem indicar que o cancro do cérebro está a desenvolver-se.
Sintomas e primeiros sinais de cancro do cérebro
No início, o cancro cerebral pode manifestar-se como um mal-estar grave:
- Náusea, que ocorre independentemente da ingestão de alimentos.
- Dores de cabeça graves que ocorrem com o movimento e que se atenuam com o estar de pé num só lugar.
- Défice de atenção, memória prejudicada.
- Convulsões e ataques epilépticos.
- Podem ocorrer distúrbios visuais.
Tais condições no cancro do cérebro são diferentes da fadiga comum. Se de repente surgem distúrbios de coordenação de movimentos, dores de cabeça e cólicas específicas, não se trata apenas de fadiga. Além disso, a depressão e as mudanças de humor inexplicáveis podem ocorrer ao mesmo tempo. Pode ocorrer toda uma série de condições desagradáveis e invulgares com cancro do cérebro logo na primeira fase. Mais tarde, os sintomas tornam-se cada vez mais pronunciados.
O desenvolvimento do tumor é caracterizado por alterações gerais no cérebro. As membranas do cérebro tornam-se excitadas, levando a um aumento da pressão intracraniana. Há uma perda de sensibilidade em certas partes do corpo e fraqueza muscular, muitas vezes de um dos lados. Ocorrem tonturas e visão dupla.
Fases do cancro do cérebro
A formação de um tumor no cérebro manifesta-se especificamente em diferentes fases:
- Fase 1 - o neoplasma está a dividir-se lentamente. É tratada por cirurgia.
- Etapa 2 - o tumor cresce em tecidos vizinhos, e desenvolve-se lentamente.
- Etapa 3 - o tumor está a crescer rapidamente, as células são muito diferentes do normal.
- Etapa 4 - a análise citológica mostra que o tumor é maligno. Brota em outras áreas do cérebro.
O cancro do cérebro manifesta-se de forma diferente, dependendo da localização do foco no cérebro. Diferentes regiões do cérebro são responsáveis por várias funções físicas e mentais. Dependendo do local de origem do nidus, ocorrem os seguintes sintomas
- distúrbios visuais;
- alterações nas funções intelectuais e auto-consciencialização;
- distúrbios de memória;
- alucinações, irritabilidade, agressão, depressão;
- distúrbios da fala;
- convulsões, etc.
O cancro do cérebro pode ser primário, onde o tumor se formou originalmente, e aparece como resultado de metástase. Neste caso, o tumor primário teve origem num órgão ou tecido e depois foi metástaseado no cérebro. Se o cancro do cérebro for primário, o tumor muitas vezes não ocorre noutros órgãos.
Os sintomas desagradáveis do cancro do cérebro ocorrem por várias razões. O tumor aperta os tecidos, e a circulação e a transmissão de impulsos nervosos são prejudicadas. As toxinas são produzidas devido a processos metabólicos anormais, que também têm um efeito negativo na saúde.
No entanto, os sintomas que ocorrem com o cancro do cérebro são também característicos de outras doenças não cancerígenas. Por conseguinte, deve consultar um médico o mais cedo possível para que ele ou ela possa fazer um diagnóstico preciso. Quanto mais cedo começar o tratamento, melhores serão as hipóteses de recuperação.