Limpeza a seco do interior do automóvel: o que é, como se faz, o que o cliente precisa de saber
- 15.01.2025
O revestimento do interior do automóvel fica sujo e empoeirado com o tempo. Podem aparecer manchas de comida ou bebidas nos bancos. Muitas vezes, no final da época de verão ou de inverno, depois de reparar o automóvel, é necessário renovar o interior. Isto é especialmente importante se houver muitos passageiros no automóvel. Depois de comprar um carro usado, quando há um odor a cigarros, é especialmente aconselhável fazer uma limpeza geral do interior. Uma das formas mais populares de o fazer é a limpeza a seco do interior do automóvel. Vejamos como é efectuada e o que é importante ter em conta ao encomendar este serviço.
O que é a limpeza a seco do interior do automóvel
Na limpeza do interior do automóvel, são utilizadas composições especiais com produtos químicos, que eliminam os contaminantes e os odores desagradáveis, desinfectando as superfícies. Desinfectam as superfícies. Depois, são removidas.
A limpeza a seco é de dois tipos:
- A limpeza húmida utiliza misturas solúveis em água que absorvem a sujidade. Demora algum tempo a secar o interior.
- A limpeza a seco utiliza um spray hipoalergénico e um aspirador. Trata-se de um método de limpeza rápido. É utilizado com mais frequência.
A limpeza do interior do automóvel passa pelas seguintes etapas:
- O teto é limpo. Aplica-se espuma em toda a superfície. Após alguns segundos, é retirada e o material é limpo com um aspirador com detergente.
- É efectuada a limpeza a seco das paredes e do chão do salão. Remover todas as peças amovíveis e tratar a superfície por baixo delas, remover os detritos das fendas e dos cantos.
- Limpeza dos assentos com produtos químicos adequados ao seu revestimento. São utilizados agentes e técnicas de limpeza especiais para veludo e couro.
- Os vidros são limpos com produtos de limpeza especiais para vidros. Se estiverem cobertos por uma película de coloração, são utilizados produtos sem amoníaco. O painel do automóvel é limpo e tratado com polimentos.
O que é importante ter em conta ao encomendar a limpeza a seco do interior do automóvel
A limpeza do interior do automóvel pode ser efectuada por método expresso, o interior não é desmontado. Na limpeza a seco com desmontagem parcial do interior, os bancos são retirados. A limpeza geral do interior pode ser feita com desmontagem total de todos os elementos amovíveis. Este procedimento pode demorar até 8 horas.
É importante ter em conta que, ao efetuar uma limpeza a seco completa, os centros de assistência oferecem serviços diferentes. O que está exatamente incluído no trabalho, informe-se junto dos especialistas da empresa.
Vale a pena prestar atenção ao tipo de produtos químicos que são utilizados no centro de serviços. É importante que estes sejam hipoalergénicos para os seres humanos e não danifiquem as superfícies. Assim, não haverá surpresas desagradáveis sob a forma de material de assento queimado ou de manchas e riscos. Também é importante a forma como os produtos químicos de limpeza são removidos após a limpeza. A utilização de um aspirador de lavagem é obrigatória.
O método de secagem do interior afecta a capacidade de evaporação da humidade. Se os revestimentos forem completamente secos, isso evitará o desenvolvimento de bolor. Anteriormente, eram utilizadas pistolas de calor e aquecedores. No entanto, é impossível eliminar completamente a humidade desta forma. As formas mais eficazes de secar o interior do automóvel são os secadores de cabelo para automóveis - coberturas especiais. Também a secagem qualitativa em extractores de tapetes. São utilizados no processo de limpeza a seco. Os assentos ficam completamente secos em 20-30 minutos.