Autorrádio: tipos e caraterísticas, como escolher corretamente
- 01.02.2025
É impossível imaginar um carro moderno sem um sistema de áudio. Hoje em dia, quase todos os carros vêm equipados de fábrica com este tipo de dispositivo, mas há excepções. Também pode querer instalar um sistema de som para automóvel com uma funcionalidade alargada, mais qualitativa. Vamos analisar os tipos e as caraterísticas dos sistemas de som modernos para automóveis. Como escolher um bom modelo?
Tipos e caraterísticas dos sistemas de som para automóvel
O som do automóvel deve ser de alta qualidade, para que seja agradável ouvi-lo no espaço limitado do salão do automóvel. Assim, a música torna as viagens de carro mais vivas e confortáveis. Todos os sistemas áudio diferem tanto no aspeto como nas caraterísticas.
Tamanhos dos sistemas áudio para automóvel
Os sistemas de som para automóvel têm dois tamanhos: 1DIN e 2DIN. Para determinar este parâmetro, é necessário conhecer o tamanho do local do sistema de áudio no automóvel, que é fornecido pelo fabricante. No entanto, a tecnologia moderna permite que os utilizadores não se limitem na escolha e, com a ajuda de adaptadores, molduras e inserções especiais, instalem qualquer dispositivo que desejem.
Processador de som do sistema de som do automóvel
Os magnetos têm muitas caraterísticas distintivas, que são expressas em várias opções. É isto que afecta diretamente o preço do dispositivo de áudio. Os auto-rádios podem estar equipados com um processador de som, mas também não o têm. Esta opção permite-lhe ajustar a qualidade do som em pormenor com a ajuda de equalizadores. As versões económicas têm um ajuste simples de dois ou três parâmetros: graves, médios e agudos.
Ecrã do autorrádio
A presença do ecrã também deve merecer especial atenção. Pode ser monocromático ou a cores, tátil ou não. O sensor está equipado principalmente com dispositivos de tamanho 2DIN. Para além do conjunto padrão de opções, receberam a capacidade de ligar a câmara de visão traseira. Isto é muito útil para o condutor quando conduz em marcha-atrás. Mas existem cópias individuais de dispositivos 1DIN, que estão equipados com um grande ecrã tátil. Estamos a falar de modelos equipados com um ecrã retrátil.
Magnetos com Android
Um lugar separado é ocupado por outro tipo de estéreo automotivo, ou seja, dispositivos processadores equipados com o sistema operacional Android. Até o momento, vários fabricantes estão envolvidos na produção de tais sistemas. Eles pertencem à categoria de complexo, porque, além do sistema de áudio, desempenha a função de um sistema de navegação e permite controlar as opções do carro, sincronizando com o computador de bordo do carro.
Como escolher o autorrádio certo
Para obter um som de alta qualidade no seu automóvel e complementar organicamente o interior, é necessário abordar de forma responsável a escolha do sistema de áudio. Para isso, existem certos critérios que facilitarão muito esse procedimento. Esses parâmetros são considerados fundamentais:
- Tamanho da letra.
- Potência de pico de saída.
- A presença de um processador.
- Presença de Bluetooth.
- Disponibilidade de USB.
Para além destes parâmetros, deve prestar atenção a outras caraterísticas. A primeira é o número de altifalantes no automóvel. Existem aparelhos de dois canais (para duas colunas), quatro canais (para quatro colunas) e cinco canais com a possibilidade de ligar um subwoofer para um som mais profundo. Verifique se existe Bluetooth, USB, AUX para ligar acessórios externos.
Se os utilizadores precisarem de ter acesso à Internet, a escolha deve recair sobre os dispositivos Android. Têm caraterísticas de montagem personalizadas, uma vez que têm um tamanho não normalizado. Estes sistemas de áudio, independentemente do modelo, têm a capacidade de ligar amplificadores e outros equipamentos adicionais sob a forma de câmaras de visão frontal e traseira, microfones e dispositivos de sincronização.
Atualmente, cada proprietário de automóvel pode facilmente escolher qualquer dispositivo para o seu automóvel, tendo em conta os requisitos técnicos individuais e as capacidades financeiras.