Limpeza a seco: O que é, como funciona, o que pode ser limpo
- 30.05.2023
Uma máquina de lavar roupa e um detergente ou gel normal não eliminam alguma sujidade persistente. Os tecidos delicados e os tecidos que não podem ser lavados com água também precisam de uma limpeza periódica. Nestes casos, a limpeza a seco é o método de eleição. Como é que se faz e que tipo de artigos podem ser limpos a seco?
O que é a limpeza a seco?
Em vez de água, a limpeza a seco de roupas e móveis utiliza produtos químicos como solventes. Estes dissolvem e removem a sujidade do material. Os produtos químicos utilizados na limpeza a seco são
- Percloroetileno;
- Tricloroetileno;
- silicone líquido;
- hidrocarbonetos.
Trata-se de substâncias não inflamáveis, consideradas relativamente seguras. O percloroetileno é o agente mais utilizado. É um ingrediente muito activo que remove as manchas de gordura. No entanto, pode danificar as fibras de tecidos delicados e as peças podem perder a sua solidez de cor. Os solventes são complementados com agentes tensioactivos - detergentes. Estes agentes fazem com que o percloroetileno penetre mais profundamente no tecido. O mesmo princípio também se aplica a sofás e outros móveis estofados, colchões e afins.
O mesmo princípio também se aplica ao sofá e a outros móveis estofados
É efectuada a limpeza a seco ou a húmido de roupas ou móveis. A limpeza a seco utiliza percloroetileno ou hidrocarbonetos sob a forma de pó ou de espuma. A limpeza a seco é aplicada sobre a nódoa, deixada a actuar e depois removida.
A limpeza a húmido de roupas ou móveis com produtos químicos segue os seguintes passos:
- As nódoas são tratadas com um tira-nódoas.
- A peça de vestuário é colocada numa máquina de limpeza a seco. Um solvente é introduzido no tanque e filtrado continuamente para remover a sujidade. Este processo elimina gradualmente as nódoas do tecido.
- A peça de vestuário limpa é depois seca com ar quente. O solvente remanescente é evaporado.
- A peça de vestuário é passada a ferro e embalada antes de ser devolvida ao cliente.
É importante preparar correctamente a roupa para a limpeza a seco. A peça de vestuário deve ser enviada para a limpeza a seco com as costuras intactas e os botões bem cosidos. Retirar os acessórios: broches, cintos.
Não remova as nódoas por si próprio, uma vez que os empregados de limpeza inexperientes podem utilizar produtos inadequados e a sujidade penetrará mais profundamente no material. Os agentes químicos também podem ser incompatíveis e causar reacções indesejadas e danos no tecido. Um profissional determinará quais os produtos que podem remover eficazmente as nódoas quando utilizados em conjunto.
É preferível lavar a seco a roupa ou os móveis logo que estejam manchados. As nódoas recentes podem ser removidas muito mais rapidamente do que as persistentes.
O que pode ser limpo a seco
Os artigos de limpeza a seco mais comuns são casacos de penas, casacos de cabedal, casacos e chapéus de pele, vestidos de noiva e muito mais. Os móveis estofados e os colchões também podem ser limpos a seco. Nem todos os tecidos podem ser limpos com produtos químicos. Alguns tecidos deterioram-se e desfazem-se se forem expostos a produtos químicos fortes. A etiqueta tem um símbolo circular que indica o tipo de limpeza correcto:
- P - Pode ser utilizado percloroetileno;
- F - podem ser utilizados hidrocarbonetos;
- A - qualquer produto de limpeza a seco é adequado;
- uma linha horizontal sob o círculo - só é permitida uma limpeza a seco suave;
- Uma linha horizontal a atravessar o círculo - só é permitida uma limpeza suave; - Círculo riscado em branco - não é permitida a limpeza a seco.
A limpeza a seco com hidrocarbonetos torna o couro, a camurça e os tecidos mais macios. E o percloroetileno remove muitas nódoas difíceis. No entanto, é importante ter em conta que alguns tipos de nódoas não podem ser removidos, mesmo com produtos químicos agressivos.