Euro: o que é esta moeda, caraterísticas, factos interessantes
- 20.02.2025
O euro é a moeda oficial utilizada pelos países da zona euro. Foi introduzido para facilitar o comércio entre os países da União Europeia e estimular o investimento. No entanto, nem todos os países deste território aderiram à utilização do novo meio de pagamento. O principal obstáculo foi a condição obrigatória de o Estado ser membro da zona europeia. No entanto, esta condição não é favorável para todos os países. Estando na zona euro, os Estados não podem emitir moeda e regular a taxa de juro de forma independente. O governo deixa de controlar o seu próprio sistema financeiro. O órgão de controlo é o Banco Central Europeu. Os euros são impressos pelos bancos centrais que fazem parte do Sistema Europeu de Bancos Centrais.
O Euro: o que é a moeda
O Euro é reconhecido como a moeda mais jovem. Pensa-se que terá surgido em 1999 como meio de pagamento exclusivamente eletrónico para liquidações que não em numerário. Desde 2002, são emitidos euros em papel.
O símbolo gráfico do euro é o sinal "epsilon" do alfabeto grego. Representa a primeira letra da palavra "Europa" e é apresentado em duas cores: azul e amarelo. Considera-se que as duas linhas horizontais do símbolo indicam a estabilidade da moeda.
O euro teve um antecessor. De 1979 a 1998, a Europa utilizou a sua própria unidade de conta, a Unidade de Conta Europeia - ECU. Esta unidade incluía as unidades monetárias nacionais de vários países. Quando o euro foi introduzido, o ecu foi trocado pela nova moeda a uma taxa de câmbio de um para um.
Factos interessantes sobre o euro
Embora o euro seja a moeda da União Europeia, que inclui 28 países, também pode ser utilizado em alguns outros países da zona euro, incluindo a Cidade do Vaticano, São Marino, Mónaco e Kosovo (que não fazem parte da União Europeia). O euro é também utilizado como moeda comercial na Coreia do Norte, Síria, Iraque e Cuba.
Factos interessantes sobre o euro:
- Cerca de 40% das transacções comerciais a nível mundial são efectuadas em euros e 25% das reservas monetárias em divisas estrangeiras são guardadas em euros.
- Existem notas com uma denominação de "0". Não são utilizadas como dinheiro. São lembranças.
- As moedas de euro têm um desenho interessante. De um lado, são iguais e, do outro lado, têm uma imagem diferente. O desenho muda consoante o país. As notas de papel são todas iguais para a UE. Representam pontes, inerentes aos diferentes estilos arquitectónicos da Europa. Inicialmente, estas pontes foram inventadas, mas mais tarde o arquiteto Robert Stahn construiu-as perto de Roterdão.
- Quanto mais elevada for a denominação do euro, maior será a dimensão da nota.
- As notas de euro são gravadas em relevo para que as pessoas com deficiência visual possam identificar a denominação.
- As notas de euro são identificadas por letras que indicam o local onde foram impressas: X - Alemanha, L - Finlândia. U - França, B - Espanha, Z - Bélgica.
- Algumas moedas de euro são emitidas em países fora da zona euro: Mónaco, Cidade do Vaticano e São Marinho.
Embora o euro seja uma moeda jovem, tornou-se a segunda moeda mais valiosa do mundo, a seguir ao dólar. As organizações e os cidadãos efectuam poupanças em euros nos países onde este meio de pagamento não é utilizado nas transacções oficiais.