Características de uma central solar doméstica: O que é e como funciona, prós e contras
- 14.12.2022
As centrais de energia solar doméstica são instaladas para poupar nas contas de electricidade ou para fornecer electricidade completa para o lar. Proporciona independência em relação às empresas de fornecimento de electricidade. Uma estação solar doméstica pode ser uma opção adequada para fornecer electricidade a uma casa localizada nas montanhas ou distante da linha de abastecimento de electricidade.
Como são construídas as centrais solares caseiras
Os painéis solares são constituídos por módulos de painéis solares interligados. Utilizam bolachas de silício. São protegidos por um suporte metálico. Os painéis solares são ligados a um cabo e ligados a um inversor para alimentar directamente a rede eléctrica em casa. Os painéis solares podem ser ligados a uma bateria, que armazena energia e a alimenta com aparelhos, conforme as necessidades.
Tipos de centrais de energia solar:
- As centrais solares autónomas para a casa convertem luz em corrente eléctrica. É armazenado numa bateria e alimentado na rede eléctrica em casa. Os sensores monitorizam quando a bateria está cheia. Quando está cheio, o painel faz uma pausa para converter luz em electricidade.
- Mini-estações solares ligadas à rede sem bateria. A corrente eléctrica é encaminhada directamente para a rede eléctrica em casa a todo o momento. Em muitos países, o excesso de electricidade gerada pode ser vendido ao Estado a uma tarifa verde. É instalado um contador que regista as entradas e saídas de electricidade. Se os painéis produzirem electricidade insuficiente, esta é alimentada a partir da rede pública do fornecedor e paga pela tarifa. Quando a central eléctrica doméstica volta a gerar energia, o fornecimento da rede pública é interrompido.
- Uma central de energia solar doméstica híbrida operada a pilhas pode alimentar a rede eléctrica pública com electricidade em excesso. São as mais práticas porque lhe permitem armazenar electricidade ou vendê-la. As plantas híbridas solares domésticas custam cerca de um terço mais do que outros modelos.
Prós e contras das centrais de energia solar para o lar
Prós:
- Autonomia dos fornecedores de electricidade.
- Poupanças parciais de electricidade. A electricidade provém de um painel solar ou, se necessário, da rede pública.
- A electricidade pode ser armazenada em baterias e utilizada em dias nublados ou à noite.
- Baixos custos operacionais. Os painéis solares duram aproximadamente 20 anos e não necessitam de manutenção frequente.
- Os painéis solares podem ser instalados total ou parcialmente sobre o telhado, paredes da casa. Isto poupa espaço.
- A energia limpa reduz as emissões de gases com efeito de estufa que são produzidos por fogão ou aquecimento a gás.
Cons:
- Custos elevados para a compra de painéis e equipamento adicional.
- A instalação de painéis solares requer uma grande área que seja maximamente iluminada pelo sol.
- A produção de electricidade é instável - depende se o tempo está ensolarado ou nublado, da altura do sol, da duração da luz do dia. No Inverno e em dias nublados, os painéis recebem menos luz solar e produzem menos energia.
- A maioria dos modelos de painéis solares para a casa são permanentemente instalados. Se forem desmontadas e reinstaladas, as suas propriedades são reduzidas. Se tiver de se mudar, poderá não conseguir levar consigo a sua estação solar de origem.
- As instalações solares são instaladas e mantidas por funcionários de empresas especializadas. Se a casa se encontra numa área remota, os especialistas podem ser difíceis de encontrar.
Embora os painéis solares não sejam baratos, os custos compensam com o tempo. A independência dos fornecedores e as várias crises energéticas dão estabilidade e segurança. A energia produzida por uma central solar doméstica pode ganhar vários milhares de dólares por ano, dependendo da sua capacidade.