Gabião: o que é, características, aplicações
- 30.01.2023
Gabion do italiano «gabbione» e o francês «gabion» traduz-se como «gaiola grande». Originalmente, estas construções em forma de caixas cheias de areia ou solo eram utilizadas na ciência militar para criar protecção contra as balas. Nos tempos modernos os gabiões são malhas de aço, preenchidas com grandes pedras, que são amplamente utilizadas na construção de diferentes tipos de territórios.
Os tipos básicos do Gabião
Um gabião é uma estrutura de aço tridimensional, constituída por muitas células, e cheia de grandes fracções de rochas duras. Existem três tipos principais destas construções, e cada gabião tem as suas próprias características construtivas e a sua esfera de aplicação.
Gabião cilíndrico
O gabião cilíndrico é uma construção muito forte (soldada em alguns casos). É muito flexível devido à falta de endurecimento das costelas. Os gabiões cilíndricos são utilizados com sucesso para a estabilização urgente da linha costeira, a fim de evitar a sua lavagem ou para liquidar as falhas nos diques. Além disso, estas construções, combinadas com modelos em forma de caixa, são utilizadas como fundações ao erguer paredes em diferentes reservatórios de água.
Gabiões de caixa
Tais gabiões são feitos de fio de dupla torção e têm uma forma de paralelepípedo ou cubo. Este tipo de construção é amplamente utilizado em diferentes esferas. Funciona como muros, vedações e mobiliário e proporciona uma protecção fiável contra deslizamentos de terras. A caixa gabião torna-se frequentemente a base de um forno de pedra.
Gabiões planos
O comprimento destas construções é de 5-6 m, largura 20-30 cm. A principal vantagem do gabião plano é a sua capacidade de reproduzir a forma da paisagem com a máxima precisão. São utilizados para a montagem de degraus, terraços, fundações para edifícios leves e reforço de taludes.
Para além das variantes acima mencionadas, as construções de gabiões podem ser moldadas como esferas, vasos, animais, plantas, etc. Para obter um efeito interessante, as variantes com configurações diferentes são frequentemente combinadas umas com as outras.
Características da rede de gabiões e do enchimento de gabiões
A rede de gabiões é feita de arame de aço que é especialmente durável. Na tecelagem, é utilizada tecnologia de dupla torção. Para uso privado, a armação pode ser criada a partir de redes treliçadas, reforçando a malha. Os fios do gabião utilizados para construções hidrotécnicas são revestidos com uma camada de polímero.
O enchimento é geralmente pedra britada, tijolo partido, pedra de pedreira ou pedra de entulho. Para criar composições decorativas, os gabiões são preenchidos com os seguintes materiais
- pedras com arestas arredondadas ou cortadas;
- grandes seixos: rio ou mar;
- Pedra triturada de grande calibre.
Para além das rochas, são também utilizados outros enchimentos originais para encher quadros alveolares, tais como
- fragmentos de vidro colorido;
- rodelas fatiadas de madeira;
- bolas de vidro;
- ardósia;
- restos de tubos metálicos;
- azulejos partidos;
- pedras de origem artificial.
Área de utilização de gabiões
A fim de proteger a terra contra a queda de gabiões, os gabiões são utilizados das seguintes formas:
- reforçando os suportes de suporte das pontes;
- Construção de estruturas hidráulicas;
- Construção de estradas e caminhos-de-ferro e sua protecção contra deslizamentos de terras e quedas de rochas;
- prevenção de deslizamentos de terras e destruição da camada superficial do solo.
Os gabiões são utilizados na concepção de paisagens para tais fins:
- arranjo de canteiros, relvados e caminhos em parcelas de jardim;
- ornamentação decorativa;
- dividindo um grande espaço em várias zonas funcionais;
- criação de vedações;
- construção de construções arquitectónicas originais.
O material dos gabiões harmoniza-se perfeitamente com a paisagem natural. Permite-lhe criar estruturas atractivas em qualquer altura do ano.