Coloração do cabelo: o que é, como se faz, vantagens e desvantagens
- 26.04.2025
Na fusão, algumas madeixas de cabelo são pintadas com uma cor diferente, normalmente mais clara, para criar o efeito de queimado ao sol, brilho natural e volume visual. Isto é feito utilizando tintas especiais e técnicas de coloração.
Como se faz a fusão
A fusão com folha de alumínio é uma técnica clássica em que um pedaço de folha de alumínio é aplicado em madeixas de cabelo. A tinta é depois aplicada na madeixa. A folha de alumínio ajuda a reter o calor, acelerando o processo de coloração.
Como se faz a fusão:
- O cabelo é lavado e seco.
- Com a ajuda de um gancho ou pente, o cabelo é dividido em mechas finas que vão ser pintadas, utiliza-se uma touca para a fusão, a técnica airtouch ou outras.
- O cabeleireiro aplica o descolorante nas madeixas selecionadas e cobre-as com uma folha de alumínio.
- O produto é deixado no cabelo durante um determinado período de tempo, consoante o resultado pretendido e o tipo de cabelo.
Depois de o aclaramento atingir a tonalidade desejada, a composição é lavada do cabelo. Em seguida, aplicar uma tinta de coloração e manter durante o tempo necessário, de acordo com as instruções. No cabelo lavado, aplicar um bálsamo nutritivo.
Tipos de fusão
A técnica de fusão é diferente. Na fusão clássica, as madeixas separadas do cabelo são pintadas em diferentes tons, criando um efeito natural e suave. Outros tipos de coloração do cabelo:
- Balayage. O abrilhantador e a tinta são aplicados no cabelo sob a forma de tiras verticais ou horizontais a partir do meio da madeixa e distribuídos gradualmente até às pontas. Isto cria transições naturais e suaves entre as cores.
- Ombré. O abrilhantador e a tinta são aplicados na parte inferior do cabelo com uma escova ou esponja especial para criar um efeito natural de transição suave do tom escuro para o tom claro.
- O sombré é uma versão menos contrastante do ombré. A transição de tons é suave.
- Chalking para bebés. É a coloração de madeixas muito finas para criar um efeito suave e natural.
- Madeixas tigre. Com esta técnica, as madeixas de cabelo são realçadas para criar contrastes de cor marcantes. Pode ser uma combinação de tons claros e escuros.
Estas são algumas técnicas básicas e cada uma delas é adaptada às preferências individuais da cliente e do cabeleireiro. A fusão é efectuada em cabelos curtos e compridos. Opta-se por um aclaramento claro ou contrastante.
Vantagens e desvantagens da fusão capilar
Como qualquer técnica de cabeleireiro, a fusão capilar tem vantagens e desvantagens. Dependendo da técnica e do estilo, este procedimento pode ser efectuado com pouca frequência.
Vantagens da fusão do cabelo:
- O clareamento do cabelo dá volume e textura ao penteado.
- A fusão cria um efeito de madeixas ensolaradas, dando um aspeto natural e brilhante ao penteado.
- É uma óptima maneira de esconder os cabelos grisalhos ou uma cor de cabelo irregular.
- A fusão permite-lhe experimentar diferentes tonalidades e cores.
Desvantagens da fusão:
- O procedimento pode danificar o cabelo devido ao processo de descoloração.
- É aconselhável utilizar champôs e amaciadores para cabelos pintados. É importante aplicar regularmente máscaras capilares nutritivas.
- Podem surgir tonalidades indesejadas se o processo for efectuado de forma não profissional.
- O custo da fusão pode ser bastante elevado, especialmente nos salões de beleza.
Embora a fusão seja agressiva, este método de clareamento dos fios tem menos impacto negativo no cabelo. É possível usar composições mais suaves para clareamento, tintura com componentes nutritivos. Após o procedimento, aplique mais frequentemente bálsamos revitalizantes.