Fundas de elevação: O que são, tipos e utilizações
- 30.12.2022
As fundas de elevação são concebidas para agarrar e mover cargas, por isso são feitas de cordas, correntes ou cabos fortes. São fixados por laços ou ganchos, e diferem em material e número de ramos. A sua capacidade de transporte de carga e o método de fixação dependem destas características.
Tipos de fundas por material
O material dos fios da funda determina a capacidade de carga e as condições sob as quais podem ser utilizados. Tipos de material de funda:
- A corda é feita de fibras sintéticas, de cânhamo ou de aço. Consiste em entrelaçar fios ou fibras do mesmo diâmetro. As fundas de cabo de aço são as mais fortes. Contudo, são pesadas e rígidas, necessitam de lubrificação e são propensas à corrosão.
- A corrente é constituída por elos de aço soldados entre si. É forte e flexível. A corrente é utilizada em ambientes corrosivos e pode ser reparada. Pesa muito e não é adequado para manusear cargas delicadas.
- As fundas têxteis são feitas de material de poliéster. Isto pode entrar em contacto com água do mar, a maioria dos ácidos e óleo. As fundas têxteis são flexíveis, adequadas para cargas delicadas, leves e muito compactas quando dobradas. Não devem ser utilizados nas proximidades de chamas nuas.
Uma carga com arestas vivas pode cortar ramos têxteis ou de cabos de aço. As fundas devem ser inspeccionadas regularmente quanto a danos e reparadas para evitar que se rasguem durante o manuseamento.
Tipos de fundas por número de cordões
Todas as fundas de material vêm numa série de diferentes números de gravatas. Um sistema de suspensão adequado pode ser seleccionado para cargas de todos os tamanhos e formas.
Tipos de fundas de cabo de aço:
- Funda com um ramo com gancho.
- Fundas de cabo de aço com duas ou três ancoragens fixadas numa só ligação.
- Quatro gravatas são adequadas para cargas volumosas que precisam de ser fixadas em vários locais.
- As fundas com seis gravatas e blocos de ligação equipotencial podem suportar até 8 toneladas. Capaz de fixar lajes pesadas de betão armado.
Tipos de fundas de corrente:
- Uma funda com um único ramo com gancho para cargas pequenas e leves.
- Dois ramos dão uma maior capacidade de carga.
- Quatro lingas de corrente para o transporte de cargas volumosas.
- Anel Sling: 1 corrente fechada num anel.
Tipos de fundas têxteis:
- Em um ou mais ramos, fundas com laços ou circulares.
- As fundas de lingas são um feixe robusto de fios paralelos cobertos por uma cobertura acolchoada. Adequado para cargas pesadas que exijam uma manipulação delicada.
Utilização de fundas
As fundas de elevação são utilizadas em todos os campos onde as cargas têm de ser movimentadas. São necessários na construção, silvicultura, indústria do petróleo e gás, agricultura e transporte.
As fundas de cintas enrolam-se à volta das cargas e fixam-nas ao dispositivo de elevação. As fundas de guindastes de vários troncos são engatadas à carga em pontos específicos. Do outro lado, a carga está presa ao anel da grua.
Ao instalar as fundas, as regras de fixação para os diferentes tipos, tamanhos e formas de cargas devem ser seguidas. Por conseguinte, é aconselhável consultar um especialista ou estudar minuciosamente a técnica de fixação correcta da funda.
Ao seleccionar as fundas, deve prestar-se atenção à marcação que indica o número de gravatas, material, comprimento, capacidade de carga, data dos testes, etc. As fundas são seleccionadas de acordo com o tipo e as dimensões da carga.