Alojamento de websites: o que é (em palavras simples), tipos, qual escolher
- 28.12.2022
No seu núcleo, o site - um conjunto de ficheiros e pastas. A fim de armazenar tudo e proporcionar um acesso ininterrupto a eles, é necessário que seja alojado. Em palavras simples, o alojamento fornece armazenamento e mantém o sítio. Este é um servidor produtivo num centro de dados com acesso ininterrupto à energia, Internet, etc.
O software especial é instalado no servidor que permite aos sítios executar vários scripts, código de processo, etc. Existem vários tipos de alojamento e estes diferem em termos de características, desempenho e preço:
- alojamento partilhado;
- VPS (servidor privado virtual);
- servidor dedicado.
Cada um destes tipos de alojamento tem as suas próprias vantagens e desvantagens. Considerar as características dos diferentes tipos de alojamento.
Acolhimento
Um bom servidor pode alojar dezenas de milhares de sites. Todos os 100% dos recursos do servidor não são divididos uniformemente entre estes sites, e fornecê-los conforme as necessidades. Por exemplo: em algum momento, a carga do servidor dá alguns sítios, noutro momento - outros. Há sítios que não carregam o servidor de todo devido à baixa frequência ou outras razões. No entanto, todos pagam o mesmo.
Em palavras simples, as características do alojamento virtual parecem-se com isto:
- todos os sítios estão localizados no mesmo IP, qualidade e má qualidade lado a lado;
- recurso do servidor - um para todos os clientes;
- se o servidor deixar de funcionar, todos os sites nele instalados deixam de funcionar
- não é necessário nenhum conhecimento especial em administração;
- adequado para a maioria dos projectos não exigentes em termos de recursos;
- O tipo de alojamento mais barato.
Alguns hospedeiros oferecem termos e condições de diferentes CMS em separado.
Servidor virtual dedicado (VPS)
Tal como no alojamento virtual, o espaço do servidor VPS está dividido em vários clientes. Mas a diferença é que a cada cliente é garantido um certo nível de desempenho. Por exemplo, um cliente reservou 2GB de RAM e um núcleo de processador, outro reservou 6GB de RAM e 2 núcleos e assim por diante. Se alguém exceder o limite, apenas o seu VPS deixará de trabalhar, todos os outros clientes continuarão a trabalhar sem perturbação.
As principais características do VPS podem ser formuladas da seguinte forma:
- cada conta tem recursos garantidos (podem ser configurados conforme desejado);
- é necessário conhecimento administrativo, porque a maior parte das vezes é fornecido um VPS «nu»;
- quase qualquer software pode ser instalado;
- Adequado para recursos que são críticos para a acessibilidade ou recursos de alojamento virtual insuficientes (lojas online, quadros de avisos, grandes projectos de conteúdo);
- mais caro do que o alojamento virtual.
Assim, VPS - este é o próximo nível de desenvolvimento do projecto da Internet. Muitas pessoas começam com o alojamento virtual, depois passam para o VPS e depois...
Servidor dedicado
Servidor completo num bastidor no centro de dados - tudo para serviços de servidor dedicado de serviços. Pode carregá-lo com qualquer tarefa, instalar qualquer software, etc... O servidor dedicado proporciona a máxima liberdade e desempenho, mantendo o acesso ininterrupto 24 horas por dia.
As principais características de um servidor dedicado:
- é dado ao cliente acesso total ao servidor;
- ninguém excepto o cliente, não afecta o servidor;
- administrá-lo-á a si próprio ou contratará um especialista;
- qualquer SO e software pode ser instalado;
- é adequado para qualquer tarefa, mas na maioria das vezes é encomendado para projectos de alta carga;
- o tipo de alojamento mais caro.
Para a maioria dos projectos da Internet, o alojamento virtual adequado. Se os recursos de um alojamento virtual não forem suficientes, é necessário passar para um VPS. Servidor dedicado (ou mesmo vários) é a última fase do desenvolvimento de projectos na Internet, o que não é exigido por todos.