Como escolher um portátil para jogos: que características são importantes e o que não se pode poupar
- 30.05.2023
Um portátil de escritório não é adequado para jogos modernos. São necessárias características elevadas das partes principais do dispositivo. Um portátil para jogos foi concebido para uma carga pesada. Vejamos a que prestar atenção para escolher o portátil certo para jogos e que características são importantes.
Portátil para jogos com uma placa gráfica discreta
A placa gráfica não deve ser incorporada, mas sim discreta, porque pode lidar com a renderização de jogos com gráficos pesados. A qualidade dos detalhes e a suavidade dos movimentos dependem das suas capacidades. Alguns parâmetros importantes:
- Se forem necessários ainda mais recursos, são instaladas 2 a 4 placas de vídeo.
- Quanto maior for a frequência de relógio da placa de vídeo, mais rapidamente a imagem é processada.
- O tamanho da memória da placa de vídeo deve ser de 2 a 8 GB.
Um portátil para jogos deve ter um processador potente
A capacidade do processador determina o desempenho do portátil. O número mínimo de núcleos - 4 pcs. A velocidade do relógio é no mínimo de 2,8 GHz e no máximo de 3,6 GHz.
RAM do portátil para jogos
Este dispositivo é responsável pela quantidade de informação que o portátil pode processar actualmente. O tamanho mínimo da RAM é de 8 GB. No entanto, alguns jogos modernos requerem 16 GB. É melhor escolher a RAM entre a quarta geração DDR4 com alta frequência e com consumo de energia reduzido.
Sistema de arrefecimento do computador portátil
Os portáteis potentes para jogos aquecem durante o funcionamento. Por isso, para manter o processador e a placa gráfica a funcionar a alta velocidade, é necessário um sistema de arrefecimento activo. Um factor importante é o local para onde é dirigido o fluxo de ar quente. Não é desejável que o fluxo de ar se desloque para a direita, porque aquecerá a mão e o rato, o que não é confortável.
Armazenamento de dados do computador portátil para jogos
O armazenamento deve ser rápido para processar os dados e arrancar o sistema operativo. Um SSD é dispendioso, pelo que existe um compromisso. Muitas vezes, os computadores portáteis para jogos combinam um SSD com um HDD de pelo menos 1 TB. O SSD é utilizado para instalar um sistema operativo e o HDD é utilizado para instalar jogos.
Ecrã do portátil para jogos
O tamanho do ecrã não afecta o desempenho do portátil para jogos. Mas afecta o brilho e a qualidade da experiência de jogo. Tamanhos de ecrã de portáteis para jogos:
- Diagonal entre 17 e 21 polegadas.
- Resolução - um mínimo de 1920 x 1080 pixéis.
- O formato de matriz IPS proporciona um ângulo de visualização amplo e não distorce as cores quando visto de lado ou da parte inferior do ecrã. As matrizes TN têm um tempo de resposta mais rápido, o que é importante para cenas activas em jogos, pois não há travagem nem desfocagem em movimento. As matrizes TN modernas têm um ecrã de imagem que se aproxima do IPS.
- O revestimento brilhante do ecrã tem uma melhor reprodução de cores e não há brilho no ecrã mate. Este factor é escolhido de acordo com as suas condições de iluminação e necessidades de reprodução de cores.
Portas do computador portátil
As portas HDMI e DisplayPort são necessárias se pretender visualizar os seus jogos num monitor maior. Pode ser necessária uma tomada de 3,5 mm para os auscultadores.
Bateria do computador portátil para jogos
Para jogar num computador portátil sem bateria, é necessária uma bateria de alta capacidade, a partir de 5.800mAh. É importante ter em conta que, quando se utiliza a rede eléctrica, o desempenho da placa gráfica desce para cerca de 30 FPS. Além disso, a duração da bateria em jogos pesados normalmente só atinge uma hora e meia. Por conseguinte, a capacidade da bateria nem sempre é importante, a não ser que os jogos sejam demasiado pesados ou que as circunstâncias exijam autonomia da rede eléctrica.