Como escolher um smartphone para uma criança: o que é importante e em que é que pode poupar dinheiro
- 18.08.2023
Muitas crianças gostariam de exibir um novo iPhone ou Samsung à frente dos amigos. Vale a pena comprar a uma criança um smartphone caro do último modelo de uma marca popular? Os pais económicos e práticos querem que o telemóvel tenha as funções necessárias e seja confortável de utilizar. Mas não querem pagar a mais por opções que não serão úteis. Vejamos o que deve constar de um smartphone para uma criança e o que pode ser poupado.
Qual deve ser o ecrã de um smartphone para uma criança
A escolha das dimensões do telemóvel tem em conta se será conveniente para a criança segurar o aparelho na mão. Para as crianças em idade escolar, o tamanho de 5,5 ou 6 polegadas é adequado. Uma criança mais velha pode comprar um smartphone maior.
As crianças passam muito tempo atrás de gadgets, por isso é importante que o seu impacto negativo nos olhos seja o mínimo possível. Vale a pena escolher um ecrã de qualidade com estas características
- redução do brilho e da cintilação da imagem no ecrã do smartphone;
- alta resolução e densidade de píxeis
- uma vasta gama de brilho e a possibilidade de o reduzir à noite.
Quando os parâmetros do ecrã estão a um nível elevado, a carga sobre os órgãos da visão é reduzida. Uma função útil é a de mudar a imagem a cores para preto e branco numa hora predefinida. Pode configurar o smartphone para mudar para este modo à noite. Assim, a criança não terá tanto interesse em sentar-se com o telemóvel.
Também é útil se o smartphone tiver uma opção para reduzir a luz azul. Se evitar a sua exposição intensa à noite, a melatonina será produzida no corpo da criança em quantidade suficiente. Isto promove uma boa noite de sono.
Capacidade da bateria do smartphone para uma criança
As crianças esquecem-se muitas vezes de carregar o seu smartphone. Se uma criança utiliza o aparelho na escola ou enquanto faz os trabalhos de casa, é importante que a carga seja suficiente para um longo período de utilização ativa. Um indicador suficiente da capacidade da bateria é 5000 mAh.
O carregamento rápido será uma opção necessária. Com a sua ativação, um smartphone descarregado a 10% pode ser carregado a 100% em cerca de uma hora. E o modo de poupança de energia ajudará a poupar a energia restante da bateria enquanto a criança chega a um local onde pode carregar o gadget.
Outras opções de smartphones úteis para o seu filho
Estas funcionalidades do telemóvel serão muito úteis:
- A proteção IP68 contra a água manterá o aparelho seguro se cair numa poça ou se a criança derramar líquidos sobre ele.
- Quanto mais velha for a criança, mais importante é ter uma câmara de alta qualidade. Os adolescentes querem partilhar os seus eventos publicando fotografias fixes nas redes sociais.
- Se a criança vai jogar no smartphone, é necessário um processador potente com uma velocidade de relógio elevada e uma memória RAM de, pelo menos, 6 GB.
O que não vale a pena pagar a mais
Para uma criança mais nova, não é necessário que a câmara do smartphone tenha uma qualidade muito elevada. As capacidades normais da câmara dos telemóveis económicos são muitas vezes suficientes. Um processador muito potente também pode ser atribuído a funcionalidades desnecessárias, se a criança não utilizar aplicações que exijam recursos elevados.
Uma grande capacidade de armazenamento de dados de cem ou duzentos gigabytes não será necessária se a criança não carregar muitas imagens e vídeos de alta qualidade para os seus estudos ou passatempos. Uma capacidade de armazenamento de 32 ou 64 GB pode ser suficiente.
Além disso, não se deve pagar demasiado pela marca. Se o smartphone tiver as características necessárias e prevalecerem as críticas positivas, não é tão importante o nome da empresa fabricante.