Como utilizar o FlightRadar: o que é e como funciona
- 29.01.2023
Viajar num avião é sempre emocionante, e não apenas para os passageiros: os entes queridos querem saber os detalhes do voo, mas o avião não é um transporte terrestre. A comunicação por telefone ou pela Internet não é possível. Em tais situações, e para informação sobre atrasos de voo, um serviço FlightRadar simples e conveniente virá em socorro. Qualquer pessoa com acesso à Internet pode utilizá-la.
Como funciona o FlightRadar
Muitas pessoas já viram um mapa com um grande número de aviões amarelos, e não é apenas um esquema. Acontece que quase todos os voos comerciais em qualquer parte do mundo podem ser vistos num mapa. Detalhes importantes, como a velocidade da aeronave e a altitude actual, podem ser verificados. Tudo isto é feito em tempo real.
O sistema único FlightRadar funciona com base em transmissores transponder ADS-B montados em aviões. Estes dispositivos são capazes de transmitir um sinal a uma frequência específica, posicionando assim as coordenadas da aeronave.
O receptor RTL-SDR descodifica os dados e transfere-os para o mapa, utilizando equipamento informático, em formato gráfico. A descodificação é feita por especialistas da Flightradar, bem como por voluntários em todo o mundo.
Para além do ADS-B, as tecnologias alternativas do MLAT e FAA são utilizadas para sistemas de vigilância. Se um navio não estiver equipado com ADS-B, estes sistemas de localização são utilizados, mas não estão generalizados devido às suas limitações funcionais.
Como utilizar o Flightradar
Tudo o que precisa é um PC ou um smartphone. No primeiro caso, pode localizar o avião de interesse simplesmente no website, enquanto no segundo caso, pode utilizar software móvel. A propósito, AppStore Flightradar é considerada uma das aplicações mais populares hoje em dia. Para pesquisa de utilização:
- número do voo;
- aeroporto;
- um mapa da viagem.
O rastreio por voo é fácil: o número é introduzido num formulário especial, e a informação abre-se instantaneamente. Quanto ao aeroporto, uma vez introduzido o seu nome, aparece o horário do dia, a hora prevista de chegada, o avião aterrou hoje e o avião pronto para a partida. A escala do mapa é ampliada ou diminuída para facilitar a procura do voo certo. Basta clicar na imagem da aeronave para descobrir todos os detalhes.
Qual plano de subscrição do Flightradar a escolher
É possível utilizar o Flightradar gratuitamente. Existe um plano básico para este fim. Só é adequado para aqueles que seguem aviões ocasionalmente ou apenas por curiosidade. Consequentemente, a quantidade de dados é limitada ao mínimo, mas é suficiente para uma compreensão geral.
Para alertas mais profundos, faz sentido subscrever a taxa de Negócios. Custa apenas $1,49 por mês, mas obtém uma visualização 3D avançada ilimitada e outras características. O pacote Prata custa $3,99. Os assinantes recebem todas as informações de voo, incluindo acesso a mapas de voo, meteorologia e muito mais. O plano Ouro custará 49,99 dólares e oferece aos utilizadores o serviço mais avançado possível.
Quem mais beneficiaria do Flightradar?
O Flightradar é instalado ou procurado por qualquer pessoa que queira acalmar os seus nervos sobre voar com a sua família e amigos, especialmente se um voo for atrasado. No entanto, esta não é a única categoria de observadores.
Os viajantes planeiam o seu tempo com dados sobre atrasos ou cancelamentos de voos. Os meios de comunicação estão a utilizar o recurso para obter informações precisas. Para os proprietários de empresas que enviam por via aérea, a Flightradar é uma primeira resposta.