É interessante

IaaS, PaaS, SaaS: o que é, qual é a diferença, aplicação

07.09.2023

Independentemente de a empresa ser grande ou pequena, qualquer empresa precisa de um servidor para armazenar bases de dados, unir escritórios numa única rede, etc. As empresas muito grandes podem dar-se ao luxo de comprar equipamento caro para a sala de servidores e colocá-lo nas suas instalações. Para além do equipamento, há que ter em conta o custo da manutenção dos servidores por parte dos funcionários. O seu trabalho deve ser configurado e monitorizado, pelo que muitas pequenas empresas tentam alugar um lugar na nuvem. Existem três tipos de serviços na nuvem nos quais os clientes colocam a infraestrutura de TI para a sua empresa. Vejamos as suas características.

Serviço de nuvem IaaS

O produto informático IaaS implica uma infraestrutura como serviço. É fornecido o aluguer de processador, RAM e espaço no disco rígido. Estes componentes formam um servidor virtual. O software adequado para a empresa é instalado nesse servidor.

O serviço IaaS é alugado por um fornecedor de serviços na nuvem. Este adquire todos os recursos. Estes são colocados no centro de dados, numa sala especial. O serviço inclui o aluguer de capacidade de computação, armazenamento de dados e configurações de rede. Toda a manutenção da infraestrutura IaaS é efectuada pelo cliente. A empresa fornecedora apenas fornece acesso ao sistema e garante a segurança.

Vantagens da IaaS:

  • A capacidade de efetuar personalizações flexíveis está disponível. O cliente pode reduzir ou aumentar os recursos na nuvem.
  • Os custos são reduzidos porque não é necessário comprar hardware dispendioso e contratar funcionários para o manter.
  • Os custos são optimizados. Só é necessário pagar o aluguer na nuvem.
  • Uma vez adquirida a infraestrutura, pode começar a trabalhar imediatamente.
  • O sistema pode ser acedido a partir de qualquer parte do mundo.

Serviço de nuvem PaaS

Este tipo de serviço em nuvem consiste no aluguer de uma plataforma. Trata-se de um software pronto a utilizar com definições. O fornecedor fornece o hardware, a configuração e configura o sistema. O cliente apenas carrega os seus dados. O serviço PaaS não dá ao cliente acesso às definições e configurações da plataforma. Este aspeto é tratado exclusivamente pelo fornecedor.

Vantagens da PaaS:

  • O cliente não precisa de perder tempo a configurar o sistema. A plataforma está otimamente equilibrada e totalmente pronta a ser utilizada.
  • A infraestrutura de TI é criada rapidamente.
  • O tempo de teste é significativamente reduzido.
  • O sistema é acessível a muitos utilizadores que podem estar localizados em diferentes partes do mundo.

Serviço de nuvem SaaS

Este serviço implica software que pode ser utilizado imediatamente. Por exemplo, os construtores de sítios Web, o software de contabilidade na nuvem, os programadores ou os serviços de correio eletrónico. O fornecedor assegura a manutenção completa do software, incluindo definições, licenças, actualizações e fornece apoio técnico.

A infraestrutura SaaS é ideal para uma empresa que precisa de resolver uma determinada tarefa e o software do fornecedor corresponde totalmente a essa tarefa. No entanto, é importante ter em mente que a personalização não é possível aqui. Se tal for necessário, é melhor escolher entre IaaS ou PaaS.

EN - DE - ES - IT - PT - FR - BG - HU - EL - DA - ID - ZH - LV - LT - NL - PL - RO - SK - SL - TR - UK - FI - CS - SV - ET - JA - KO - NB - RU


Home - Confidencialidade

Quaisquer perguntas - info@kh-news.net