Especialista em informática: que tipo de profissão é esta, especificidades, perspectivas
- 06.09.2023
O termo especialista em TI significa muitas especialidades mais específicas: programadores, programadores front-end e back-end, web designers, testadores de sítios e outros especialistas. Vejamos algumas características desta esfera e as perspectivas do seu desenvolvimento.
Características do trabalho dos especialistas em TI
Os tipos mais comuns de profissões de TI:
- Os analistas e gestores de projectos estudam o mercado e identificam os produtos mais procurados, as necessidades dos utilizadores. Determinam qual deve ser a funcionalidade dos sítios Web ou dos programas, o seu conteúdo e capacidades.
- Os programadores e os designers criam sítios Web ou aplicações, preenchem-nos com conteúdos e elaboram todos os elementos das páginas Web.
- Os testadores de sítios Web verificam o funcionamento de cada elemento da página, se as listas, os menus, as imagens e os vídeos são apresentados corretamente. Encontram erros, elaboram relatórios e enviam-nos aos programadores. O produto Web é melhorado. Estes ciclos repetem-se até que o sítio ou a aplicação satisfaça plenamente o projeto e as necessidades do cliente.
Para trabalhar no sector das TI, é importante ser estável e concentrado, uma vez que este trabalho envolve muitas acções rotineiras e repetitivas. Não prescindir da atenção aos pormenores, porque é importante trabalhar qualitativamente cada elemento do programa ou da página Web, para encontrar todos os erros nos testes. É importante que os designers tenham um olho criativo, sejam capazes de combinar elementos de forma criativa, combinem corretamente as cores e escolham imagens adequadas.
Perspectivas de trabalho como especialista em informática
Ser um especialista em TI é interessante, pois dá a oportunidade de cooperar com outros profissionais e de partilhar experiências. Os salários neste domínio são elevados. Pode trabalhar no escritório ou à distância a partir de qualquer parte do mundo. O mais importante é ter uma ligação estável à Internet. Ao trabalhar no sector das TI, pode mudar de especialidade ou aprender várias profissões específicas ao mesmo tempo.
Onde estudar? Sim, em qualquer lado: existem muitas oportunidades, desde vários cursos até às instituições de ensino superior. Também é uma boa opção tirar um curso de introdução diretamente numa empresa onde exista a possibilidade de emprego. Obtenha as noções básicas, trabalhe como «júnior» e depois desenvolva-se na área que escolheu.
É possível entrar nas TI sem experiência profissional. Normalmente, estude as diferentes direcções desta área e escolha a mais adequada para si. Se não se sabe ao certo que ramo da informática estudar, vale a pena começar por algo simples, por exemplo, com testes manuais de sítios. É possível trabalhar numa empresa de TI como testador. Esta é uma oportunidade para observar o trabalho de outros especialistas.
Com o tempo, domina outras áreas de sites ou aplicações de teste, onde há ganhos mais elevados. Além disso, o rendimento na esfera das TI aumenta consoante a experiência do especialista. Observando o trabalho dos colegas, pode escolher outra profissão de TI para si.
Qual é o futuro dos especialistas em TI?
Com o desenvolvimento das redes neuronais, existe o risco de estas poderem deslocar os programadores web, os designers, os programadores e os testadores de sítios web de algumas esferas de atividade. No entanto, para já, este software pode ser um auxiliar de trabalho.
A inteligência artificial irá substituir os especialistas em TI ao longo do tempo? De momento, isso é definitivamente desconhecido. No entanto, é um incentivo para não ficar satisfeito apenas com o básico nas suas especialidades, mas para se desenvolver constantemente. Além disso, a concorrência entre os especialistas em TI está a aumentar. Por conseguinte, para encontrar um emprego estável com um rendimento elevado, é necessário melhorar constantemente as qualificações, ganhar experiência e criar uma carteira de títulos de elevada qualidade.