Construção de vias férreas: como é feita, quais ferramentas e equipamentos são utilizados
- 29.06.2025
A construção de vias férreas é uma tarefa complexa. É necessária uma grande quantidade de ferramentas e equipamentos, além de materiais adequados. Normalmente, apenas especialistas com experiência são contratados para realizar esse trabalho. Construir tais estruturas é um trabalho de grande responsabilidade, para que os comboios possam circular com segurança e rapidez. Vamos ver como é feita a colocação de vias férreas. Que ferramentas e equipamentos são utilizados?
Como é feita a colocação de vias férreas
Primeiro, é criado e aprovado um projeto, obtêm-se as autorizações necessárias e adquirem-se os materiais. Em seguida, prepara-se o terreno onde a via será construída. Removem-se todas as árvores, arbustos e outros obstáculos. Depois, o terreno é nivelado e compactado para criar uma base plana e resistente.
Etapas da construção de vias férreas:
- Sobre o terreno preparado, coloca-se uma camada de cascalho e areia. Isso é necessário para a drenagem, para que a água da chuva não fique estagnada e para que os trilhos não cedam com o tempo.
- Sobre a base, colocam-se dormentes – longas vigas de madeira ou concreto que são dispostas transversalmente ao futuro trilho. Elas mantêm os trilhos na altura desejada.
- Sobre os dormentes, colocam-se os carris e fixam-se com grampos e parafusos especiais. É muito importante que os carris sejam colocados de forma nivelada e paralela uns aos outros, caso contrário, os comboios não poderão circular com segurança.
- Os carris são unidos entre si com placas e parafusos especiais. Essas ligações devem ser muito resistentes para que os carris não se separem durante o movimento do comboio.
Após a colocação e fixação dos carris, estes são verificados com instrumentos especiais. Isto é necessário para garantir que a via está nivelada e segura para a circulação dos comboios. Se necessário, a posição dos carris e as fixações são corrigidas.
Ferramentas e equipamentos para a colocação de vias férreas
Escavadoras e bulldozers preparam o solo, nivelam e compactam-no. Camiões com carroçaria aberta transportam e distribuem cascalho e areia uniformemente ao longo de todo o comprimento da futura via. Quais são as máquinas necessárias para a colocação de vias férreas:
- Máquinas especiais colocam os dormentes na base e posicionam-nos com precisão nos locais necessários.
- Guindastes são usados para levantar e colocar os carris nos dormentes. Eles podem levantar carris pesados e posicioná-los com precisão no local.
- Máquinas para unir carris fixam-nos firmemente entre si com placas e parafusos.
- As máquinas de esmerilagem de carris removem todas as irregularidades e tornam a superfície lisa.
As ferramentas de fixação são aparafusadoras, grampos e outras ferramentas manuais que fixam os carris nas travessas. São utilizados dispositivos laser e óticos especiais para verificar a uniformidade e a precisão da colocação dos carris. Com a ajuda deles, determina-se a localização das peças da ferrovia. Após a fixação, verifica-se se elas estão posicionadas corretamente.
O processo de colocação dos trilhos ferroviários requer o trabalho coordenado de vários especialistas e a disponibilidade de equipamentos especiais. São utilizados materiais, ferramentas e transportes de alta qualidade. Tudo isso é necessário para que os comboios possam circular com segurança e rapidez pelos trilhos.