Substituto do couro (leatherette): o que é este material, tipos, aplicação
- 25.03.2025
O couro artificial é fabricado a partir de materiais poliméricos multicamadas. A base é um tecido de malha, uma lona ou um tecido não tecido. O material é impregnado com composições especiais para aumentar a resistência e o isolamento da humidade. As camadas de revestimento de polímero são aplicadas à base. Imitam a estrutura e a textura do couro natural. Na parte da frente do couro sintético, há uma camada decorativa de polímero e, na parte inferior - tecido.
Tipos de couro sintético
O couro sintético difere em rigidez, espessura e durabilidade:
- Por estrutura, este material artificial pode ser poroso, monolítico.
- Uma camada de polímero é aplicada ao material têxtil. O substituto do couro é fabricado sem um suporte de tecido. Pode ser com um reforço de reforço.
- Em termos de rigidez, o couro sintético é macio, com uma estrutura fibrosa ou mais duro e extra rígido. Pode ser elástico ou não extensível.
As propriedades do couro sintético são influenciadas pelo polímero que domina a composição. O couro artificial é fabricado a partir dos seguintes polímeros
- PVC - cloreto de polivinilo.
- Vinil.
- Poliuretano.
- Nitrocelulose.
- Poliamida.
- Borrachas e misturas diversas.
- Poliéster.
As caraterísticas do couro sintético são influenciadas pelas propriedades físicas e químicas dos polímeros e outros aditivos. Este material pode ter as seguintes caraterísticas, consoante a sua composição
- Este material é resistente a temperaturas altas e baixas.
- O material de couro sintético não pode ser alterado por vibração, deformação ou abrasão.
- O material é resistente ao ataque químico ou à luz ultravioleta.
- O material em couro sintético é resistente ao rasgamento.
- O material é estanque ao vapor e ao ar.
- O couro sintético é anti-estático ou condutor de eletricidade.
- O couro sintético absorve o ruído.
- O material é inflamável ou à prova de fogo.
- O couro sintético é resistente à água ou higroscópico.
Aplicação do couro sintético
O couro sintético em PVC é comum, sendo designado por dermantina. É durável, pesado e fácil de manter. No entanto, não é permeável ao ar e ao vapor e não é adequado para o fabrico de vestuário. É utilizado para o estofamento de portas e assentos em locais públicos.
O couro artificial de poliuretano é poroso, permite a passagem da humidade e do ar. O material é plástico, não é frio, ao tato assemelha-se à pele natural. Não se deteriora devido a flutuações de temperatura, raios solares, é hipoalergénico. É utilizado para o fabrico de sacos, coletes e casacos.
O couro ecológico é um tipo de substituto do couro feito de poliuretano em combinação com poliéster. É fabricado em várias cores. As suas propriedades são muito próximas das do couro natural. O couro ecológico é utilizado para revestir móveis, na indústria automóvel e no fabrico de calçado. O couro artificial macio e respirável é adequado para coser diferentes tipos de vestuário. É utilizado para criar ornamentos decorativos para o interior, capas de livros, estojos e capas para vários produtos.
O couro artificial de alta qualidade é durável e mantém uma aparência atraente durante muito tempo. Quando é utilizado no fabrico de mobiliário, malas e outras coisas, reduz significativamente o seu preço, porque os produtos de couro são muito mais caros.
É muito importante que o couro sintético seja de um fabricante fiável. Não tem um odor químico forte e persistente. É aceitável um ligeiro odor, mas este deve evaporar-se rapidamente. Pode ler comentários na Internet sobre diferentes materiais de couro sintético. Isso ajudá-lo-á a determinar como são utilizados.