Multímetro: o que é, porque precisa dele e como o escolher
- 18.01.2023
Na reparação de equipamento eléctrico, em regra, são utilizados vários dispositivos de medição, com a ajuda dos quais se podem ver os parâmetros necessários. Um multímetro é um dispositivo que pode medir tensão, corrente e resistência.
Que tipo de multímetros são multímetros?
De acordo com o princípio de funcionamento, os multímetros estão divididos nestes tipos:
- analógico;
- digital.
Os dispositivos diferem na aparência: os analógicos têm um mostrador de seta, e os digitais têm um ecrã LCD. Os multímetros digitais são simples e funcionais, e são mais precisos. São preferidos tanto por amadores como por profissionais.
Os modelos mais simples medem os parâmetros básicos: corrente, tensão e resistência. Além disso, existem dispositivos que podem medir a capacitância, frequência, temperatura, testar transístores e díodos, determinar a integridade dos fios e cabos. Há também multímetros estacionários e portáteis.
Multímetro em uso
O dispositivo é funcional e tem uma vasta gama de aplicações em casa:
- Um multímetro mede a carga de uma bateria. Pode ser utilizado para saber se o dispositivo está a funcionar ou se a bateria está descarregada.
- Com um multímetro pode determinar a tensão de uma tomada eléctrica. É necessário em situações em que os aparelhos não estão a funcionar correctamente ou as luzes estão a piscar.
- Utilize-o para verificar a tensão da rede. Se um aparelho não funcionar, uma das causas pode ser um circuito aberto no cabo de alimentação ou no interior do aparelho. Ao verificar a continuidade do circuito no cordão, é possível encontrar a ruptura e substituir o cordão. Esta é uma das funções mais frequentemente utilizadas do instrumento.
- O multímetro mede o consumo de energia do aparelho.
- Utilizá-lo para medir a temperatura da superfície do ar ou dos líquidos.
O multímetro também pode ser utilizado na reparação e manutenção de veículos automóveis. Com ele pode verificar a eficiência do alternador, do arrancador, da bateria, pode testar as fichas, as bobinas de ignição.
Como escolher um multímetro
Ao seleccionar um multímetro, devem ser tidos em conta os seguintes parâmetros técnicos:
- A gama de valores a serem medidos. Isto implica o valor mínimo e máximo dos dados a serem medidos.
- A capacidade de dígitos ou resolução. Isto indica quantas descargas completas e cargas de alcance limitado o instrumento irá medir.
- Exactidão. Em dispositivos de baixo custo não é superior a 10%. Para medições perfeitamente precisas, os técnicos recomendam a compra de modelos no segmento de preço mais elevado.
Escolher dispositivos de confiança dos fabricantes. Vêm com uma garantia do fabricante