OLED, QLED, NanoCell: Quais são eles, qual é a diferença, qual é a melhor?
- 27.11.2022
A diferença entre as TV OLED, QLED e NanoCell está na tecnologia por detrás dos ecrãs. QLED e NanoCell utilizam uma matriz LED e uma retroiluminação separada. No OLED, a retroiluminação vem de LEDs e não requer lâmpadas adicionais. Quais são as vantagens e desvantagens de cada uma destas tecnologias e qual delas é melhor?
NanoCell
LG não revela o segredo da tecnologia destes expositores. Os especialistas acreditam que é simplesmente IPS com uma camada adicional que absorve a luz. Torna a reprodução da cor melhor porque filtra as cores baças. São exibidos tons mais brilhantes e limpos. O NanoCell encarna a principal vantagem do IPS - ângulos de visão amplos sem distorção de cor ou desvanecimento.
O NanoCell baseia-se em pequenos cristais que emitem cores claramente ajustáveis. Isto aumenta a luminosidade e a clareza das cores. NanoCell é uma tecnologia proprietária que só os televisores LG utilizam.
Vantagens:
- Custo relativamente baixo.
- Alta luminosidade.
- Rico renderização de cores.
Desvantagens:
- Relação de baixo contraste.
- Tecnologia básica obsolescente.
QLED
Embora o nome seja semelhante ao OLED, a tecnologia nas televisões QLED é significativamente diferente. Baseia-se num painel LCD e numa luz de fundo LED separada. Os ecrãs QLED têm uma matriz LED e são complementados por um filtro de cor.
Vantagens:
- Cor branca pura.
- Alta luminosidade a partir de 1500 lêndeas.
- Grande selecção de tamanhos de ecrã - de 48 a 88 polegadas.
Desvantagens:
- A televisão é mais espessa do que os modelos de outras tecnologias na mesma gama de preços.
- A imagem pode ser demasiado brilhante.
OLED
Esta tecnologia é completamente diferente das duas anteriores. Baseia-se em LEDs orgânicos que emitem luz. Não é utilizada qualquer retroiluminação adicional. Graças a isto, o painel é muito fino. O preto está muito saturado porque os pixels são simplesmente desligados quando essa cor deve ser renderizada. As outras cores são tornadas bastante saturadas. O brilho, embora ligeiramente inferior ao da NanoCell e QLED, é suficiente para uma visualização confortável à luz do dia ou à luz eléctrica. A exposição de objectos em movimento está num nível elevado - sem desfocagem ou desfocagem.
Vantagens:
- As televisões OLED são mais leves e mais finas.
- Os níveis de contraste estão no seu ponto mais alto.
- Sem fantasmas de objectos no ecrã.
Desvantagens:
- Ao longo do tempo e sob carga aumentada, alguns pixels podem ser exibidos de forma desigual. Os engenheiros ainda não podem reparar ou compensar totalmente esta situação.
- O tamanho mínimo é de 55 polegadas.
- A luminosidade máxima não é muito elevada.
Que tecnologia é melhor
Depende dos requisitos de imagem. Se quiser o máximo brilho - QLED dará o maior valor. NanoCell tem uma luminosidade de 300-400 lêndeas e QLED tem uma média de 1500 lêndeas. A reprodução a cores é mais ou menos a mesma para as três tecnologias. NanoCell perde ligeiramente para os concorrentes em renderização de cor. O preto é o mais profundo nas matrizes OLED, respectivamente, o contraste máximo será nestas televisões. O ângulo de visão de OLED e NanoCell é de 178 graus, o QLED tem menos - 140 graus.
Para além da alta qualidade de imagem, as televisões OLED são as mais finas, mas também as mais caras. NanoCell é uma opção intermédia entre QLED e OLED por um preço mais baixo. As televisões mais económicas e com a imagem mais brilhante são as QLED.