Embalagens de polietileno: tipos, características, aplicações
- 01.02.2023
O polietileno tem sido utilizado há muitos anos para a produção de embalagens baratas e práticas. Além das bolsas, os produtores também produzem outros tipos de embalagens feitas de polietileno. A tecnologia está constantemente a trabalhar para melhorar a qualidade do material através da utilização de aditivos especiais.
Propriedades do polietileno
O material plástico de polietileno generalizou-se na segunda metade do século passado. As empresas comerciais e industriais, que necessitavam urgentemente de uma película resistente ao desgaste e à humidade, estavam especialmente interessadas nos produtos. O papel era caro e não cobria mais de metade das suas necessidades. O polietileno é caracterizado por uma série de propriedades, incluindo:
- densidade;
- condutividade térmica;
- Resistência à permeação de vapores.
A densidade do polietileno varia de 916 a 982 kg/m3. Quanto mais baixo for este valor, mais elástico e mais macio é o filme. O material denso resiste a cargas pesadas e tem uma condutividade térmica elevada.
A espessura é outro factor que determina as características físicas do polietileno. Varia de 60 a 200 µm. A película mais espessa tem maior permeabilidade ao vapor, mas a sua transparência é menor.
A vantagem inquestionável do polietileno é a possibilidade de aplicar textos publicitários, logótipos e outros tipos de imagens na sua superfície. Os gráficos são brilhantes e atraentes.
Sacos de plástico
Existem sacos lisos sem pegas. Também são produzidas T-shirts com alças em loop ou knock-out, com desenhos, publicidade. Vêm em tamanhos transparente, espaçoso e compacto. Todos os tipos de sacos para todos os gostos estão à venda. Juntamente com estes produtos, sacos com fita adesiva e flap estão em grande procura.
São ideais para embrulhar vários bens e presentes. A aba fecha-se bem, para que o pó e outras pequenas partículas não entrem, e o conteúdo não caia nem se desfaça. Outra vantagem dos sacos com aba superior e fita adesiva é a sua reusabilidade e versatilidade de utilização.
Os sacos são colocados dentro:
- produtos;
- jóias;
- jóias;
- lembranças;
- cosmética;
- brinquedos;
- livros, revistas;
- artigos de papelaria;
- missangas;
- materiais de costura;
- vestuário e muito mais.
Outros tipos de materiais de embalagem
Para além dos sacos, o polietileno é também utilizado para fazer película:
- esticar;
- de qualidade alimentar;
- encolher-encolher;
- técnica.
A película estirável é fina e transparente, pode ser facilmente esticada longitudinalmente e transversalmente e é tradicionalmente fornecida em rolos. É utilizado para embalar e acondicionar mercadorias em paletes e como manipulador de bagagem em aeroportos.
A película de qualidade alimentar é semelhante à película extensível, mas é produzida utilizando um processo especial. Os componentes nocivos para a saúde humana estão completamente excluídos da sua composição. As propriedades de retracção deste tipo de filme aparecem quando aquecido: o recipiente toma a forma do conteúdo nele embalado.
A tarefa do polietileno técnico é proteger de forma fiável os produtos industriais contra influências externas: humidade, luz solar, danos mecânicos, etc. Normalmente tais embalagens são produzidas a partir de materiais recicláveis e não prestam muita atenção à aparência, o que torna o material muito mais barato.