É interessante

Fontes de alimentação dos aparelhos: tipos e características, como escolher

24.12.2022

Uma fonte de alimentação é um dispositivo que converte a energia de uma rede eléctrica numa voltagem adequada para alimentar aparelhos e aparelhos. Se se avariar, pode ser substituído. Tudo o que precisa de saber são as características de consumo de energia do equipamento e o desempenho da fonte de alimentação.

Uma fonte de alimentação tem as seguintes características principais:

  • Tensão de saída e tensão de entrada.
  • A corrente de saída.
  • A potência em watts ou V/A.

Tipos de fontes de alimentação e suas características

Existem dois tipos de fontes de alimentação, dependendo da sua localização:

  • As fontes de alimentação internas ou incorporadas são instaladas nas unidades do sistema de computadores, nas caixas dos frigoríficos, nas máquinas de lavar roupa. Estes vêm com um fio que só precisa de ser ligado a uma tomada.
  • As fontes de alimentação externas são módulos separados no seu próprio invólucro. Estão ligados ao equipamento e à rede e são utilizados para pequenos aparelhos: computadores portáteis, monitores LCD, etc.

As fontes de alimentação diferem na sua funcionalidade:

  • A opção de estabilização da tensão fornece uma tensão constante que vai para o aparelho. Se o valor da voltagem de entrada for superior ao limite ou se os aparelhos ligados necessitarem de mais voltagem do que a fonte de alimentação pode fornecer, esta irá disparar ou poderá avariar-se.
  • A opção de estabilização da corrente converte a tensão de modo a que a corrente permaneça constante quando o consumo de energia muda. Estas fontes de alimentação são concebidas para aplicações que requerem uma corrente estável.
  • As fontes de alimentação com estabilização de tensão e corrente mantêm a tensão inalterada à medida que o consumo de energia aumenta. A corrente sobe a um nível pré-determinado e é fornecida ao equipamento ligado.
  • Nas fontes de alimentação sem estabilização, a tensão de saída depende da tensão de entrada. Utilizado para aparelhos que não requerem uma alta tensão de saída.

As unidades de fornecimento de energia são diferenciadas de acordo com o seu princípio de funcionamento:

  • Nas fontes de alimentação lineares, os elementos principais são: um transformador que converte a tensão para uma tensão mais baixa, um filtro que evita picos de tensão.
  • Fontes de alimentação pulsadas ou inversoras fazem CC a partir de corrente alternada, geram impulsos de alta frequência e alimentam-nas num transformador, rectificador e filtro. As unidades convertem a corrente em corrente contínua quando a recebem. Os modelos pulsados têm metade do tamanho de fontes de alimentação lineares e são mais caros.

Como escolher uma fonte de alimentação

Antes de comprar uma nova fonte de alimentação, deve examinar as principais características do dispositivo ou informações da ficha de dados. Algumas coisas a procurar:

  • O consumo energético do aparelho (denotado pelo valor numérico em Volts, V ou V) - a mesma potência de saída que a fonte de alimentação deve ter.
  • A tensão de alimentação (indicada por um número).
  • A tensão padrão de entrada é de 220-240 V.
  • O consumo actual do equipamento - medido em Amperes (A). A fonte de alimentação pode ser marcada «OUTPUT CURRENT 1 A» e o equipamento ao qual a fonte de alimentação será ligada «INPUT CURRENT 1 A». Se esta informação não for indicada, o consumo de potência em watts é o número de watts dividido pela voltagem em volts (consumo de potência do equipamento ou saída de alimentação) para obter um valor ampere.
  • Verificar se a fonte de alimentação tem uma ficha de duas pinos, uma ficha redonda, uma ficha USB, etc. É melhor levar consigo uma antiga fonte de alimentação externa à loja, ou tirar uma fotografia da ficha se precisar de uma fonte de alimentação interna. Ao comprar a unidade online, pode consultar um retalhista para aconselhamento.

Alguns modelos estão disponíveis numa caixa à prova de água IP67. A letra Y (0 a 9) indica o nível de protecção contra a água, enquanto que Z (0 a 6) indica o nível de protecção contra as partículas sólidas que entram na caixa.

EN - DE - ES - IT - PT - FR - BG - HU - EL - DA - ID - ZH - LV - LT - NL - PL - RO - SK - SL - TR - UK - FI - CS - SV - ET - JA - RU


Home - Confidencialidade

Quaisquer perguntas - info@kh-news.net