Secador de cabelo profissional: o que é e como difere de um secador de cabelo doméstico normal
- 27.08.2023
Os secadores de cabelo são domésticos para utilização em casa e profissionais, para salões de beleza. Porque é que um secador de cabelo doméstico não é adequado para trabalhar no salão de cabeleireiro? Por que razão cada vez mais mulheres estão a comprar secadores de cabelo profissionais para uso doméstico? Estes aparelhos têm diferenças significativas em termos de potência e funcionalidade. Vamos analisá-los em pormenor.
Potência de um secador de cabelo profissional e doméstico
Quanto maior for a potência do secador de cabelo, mais rapidamente seca o cabelo. Este dispositivo é maior em tamanho e mais pesado. Os secadores de cabelo domésticos têm uma potência não superior a 1500 watts. Os secadores de cabelo profissionais têm frequentemente mais de 2000 watts. Esta é uma diferença significativa quando o cabelo é longo e espesso ou quando é necessário utilizar o secador de cabelo várias vezes num curto período de tempo.
Os secadores de cabelo têm uma limitação de funcionamento em caso de sobreaquecimento. Nos aparelhos domésticos, a proteção é accionada mais cedo e demora mais tempo a arrefecer. Os secadores de cabelo profissionais de qualidade estão equipados com um motor de corrente alterna. Funciona sem problemas e tem uma potência elevada. O aparelho não sobreaquece. O motor AC pode funcionar durante cerca de 10 anos.
Funcionalidade do secador de cabelo doméstico e profissional
Quanto mais funções o dispositivo tiver, mais conveniente será usá-lo para diferentes tarefas. As principais diferenças na funcionalidade de um secador de cabelo profissional e doméstico:
- O número de modos e velocidades de funcionamento. Os modelos domésticos têm frequentemente 2 modos: soprar ar quente a alta e baixa velocidade. Os secadores de cabelo profissionais estão equipados com seis funções e seis modos de velocidade. Muitas vezes, são suficientes duas velocidades e três tipos de modo de temperatura.
- O sopro de ar frio é necessário para fixar o penteado. Todos os secadores de cabelo profissionais têm este modo. A mudança de temperatura é instantânea. Nalguns modelos domésticos, o sopro de ar frio também é fornecido. No entanto, o ar é arrefecido mais lentamente e de forma desigual.
- A ionização ajuda a reduzir significativamente os danos no cabelo durante a secagem. Esta função só está disponível nos secadores de cabelo profissionais. Esta é uma das razões pelas quais estes aparelhos são comprados para utilização em casa.
- O comprimento do cabo dos secadores de cabelo domésticos é de cerca de um metro e meio. Os modelos profissionais estão equipados com um fio de 2,5 metros. Quanto mais comprido for o cabo, mais liberdade de movimentos tem o utilizador, o que é necessário quando se trabalha num salão de cabeleireiro. Se em casa a tomada eléctrica estiver longe do espelho, um secador de cabelo profissional com um cabo longo será conveniente.
- Um secador de cabelo doméstico é muito mais leve do que um secador de cabelo profissional. O seu tamanho é mais pequeno. Se for necessário levar o secador de cabelo frequentemente em viagens, é melhor escolher um modelo doméstico.
- Os secadores de cabelo profissionais têm mais acessórios para encaracolar e para diferentes tipos de penteados.
- Um secador de cabelo profissional é mais caro do que um secador doméstico.
O secador de cabelo doméstico não consegue lidar com o aumento da carga no salão de cabeleireiro. Desligar-se-á devido a sobreaquecimento no momento mais inoportuno. Terá de lhe dar frequentemente tempo para arrefecer. Os secadores de cabelo profissionais são utilizados em casa para secar o cabelo e criar penteados mais rapidamente. A ionização ajuda a manter o equilíbrio da humidade do cabelo. Conclusão: o secador de cabelo profissional é adequado para casa, mas os modelos domésticos não podem ser utilizados no salão de cabeleireiro.