Saxofone: o que é este instrumento musical, breve história, factos interessantes
- 25.02.2025
Jazz, música sensual, um instrumento para a alma - tudo isto está associado ao saxofone. O seu som transmite paixão e expressão, ternura e traz as mais agradáveis recordações. Que tipo de instrumento é o saxofone? Qual é a sua história? Vamos descobrir alguns factos interessantes sobre o saxofone.
O que é um saxofone, a sua breve história
O saxofone pertence aos instrumentos musicais de sopro de cana. Este instrumento é feito principalmente de latão. Alguns modelos são feitos de prata, cobre ou bronze. Também existem em plástico, acrílico e policarbonato.
No passado, as boquilhas dos saxofones eram feitas de buxo, granadilha e pau-rosa. Atualmente, as boquilhas de madeira destes instrumentos musicais não são comuns. A maior parte das vezes, são feitas de borracha, metal ou plástico.
O saxofone foi concebido em 1842 na Bélgica. Foi fabricado por um mestre construtor de instrumentos musicais, Adolphe Sax. Quatro anos mais tarde, patenteou o saxofone. O público e os amantes da música ouviram pela primeira vez o som deste instrumento musical em 1844, na Exposição Industrial de Paris.
Adolphe Sax tinha um amigo, Hector Berlioz, que era um compositor inovador. Foi ele que apresentou a invenção do seu amigo ao grande público. Teve a ideia de dar ao novo instrumento musical o nome de saxofone, em homenagem ao apelido do seu inventor.
Hector escreveu uma peça e uma canção, cujo acompanhamento incluía o saxofone. Escreveu também um artigo intitulado "A Arte da Instrumentação" e descreveu em pormenor as vastas possibilidades do saxofone. Graças a isso, muitos chefes de orquestra começaram a encomendar este instrumento musical e a utilizá-lo.
Factos interessantes sobre o saxofone
Que coisas notáveis se sabem sobre o saxofone:
- Quase desde o nascimento do jazz, no final do século XIX, nos Estados Unidos, o saxofone tornou-se o instrumento principal deste estilo musical. Enquadrava-se perfeitamente nesta tendência devido à sua vasta gama de possibilidades sonoras. No entanto, no início, alguns intérpretes de jazz preferiam utilizar o clarinete, porque era muito popular na altura.
- O primeiro músico de jazz que se tornou famoso por tocar saxofone, nos anos 20, foi Coleman Hawkins.
- Adolph Sax desenvolveu modelos de 14 tipos de saxofones. Sete deles estão atualmente em uso. Estes saxofones têm sons diferentes: soprano, barítono, baixo, etc. O alto e o tenor são os mais populares entre os saxofones.
- O maior saxofone do tipo standard é o contrabaixo. Mede 195 cm de altura. Pesa cerca de 20,4 kg. Tem um som grave.
- O saxofone mais pequeno é o sopranino. Mede apenas 30,5 cm de comprimento e tem um som agudo.
- Na Alemanha, durante o domínio do Terceiro Reich, o saxofone foi proibido.
- Todos os anos, saxofonistas de todo o mundo deslocam-se à cidade de Dinan, o local onde Adolf Sax viveu na Bélgica. É aí que se realiza um desfile destes músicos. À noite, o local é iluminado por tochas.
- O maior monumento ao saxofone encontra-se na Bélgica, na cidade de Denau. A sua altura é de 12 metros. Na Noruega, na cidade de Molde, existe uma escultura de bronze com a forma de um saxofonista.
O saxofone é um instrumento musical nobre, cujo som toca os sentimentos mais profundos e evoca emoções fortes. Não é surpreendente que se tenha tornado popular, apesar de inicialmente não ser reconhecido.