Pesca costeira no Verão para principiantes: Que artes e equipamento precisa
- 28.01.2023
A pesca à vela é uma das formas mais populares de pesca actualmente, tanto para a pesca recreativa como desportiva. Este método de pesca é caracterizado por uma pesca mais dinâmica. Caracteriza-se por mudanças regulares de locais para pescar e movimentar-se nas águas promissoras.
Montagem de uma vara de fiar para o pescador novato
A pesca à deriva no Verão atrai muitos pescadores principiantes pela sua fácil disponibilidade. Quase qualquer corpo de água é adequado para a fiação e a montagem do equipamento é fácil. Está disponível uma vasta gama de varas especializadas e outros acessórios. Diferem no desempenho e são escolhidos de acordo com as condições da próxima pesca.
Escolher uma vara
A escolha de uma vara tem um grande impacto no sucesso de uma sessão de rodagem. Existem três tipos básicos de hastes de fiação:
- As hastes telescópicas caracterizam-se pelo seu tamanho compacto, fragilidade e aumento da rigidez dos espaços em branco. As partes de ligação deterioram-se rapidamente e a haste tem de ser substituída ou reparada.
- As varas de linha são as varas de pesca mais populares entre os fiadores. A sua única desvantagem é a inconveniência do transporte.
- As varas de pesca de uma só peça são relativamente curtas em comprimento e têm uma sensibilidade quase perfeita ao isco. São mais frequentemente utilizados na pesca em pequenos rios, riachos. Ou seja, onde quer que não haja necessidade de fundição a longa distância.
Para principiantes, uma vara giratória é mais adequada, uma vez que é a mais versátil e não requer quaisquer habilidades especiais para operar eficazmente.
As hastes de fiação são tradicionalmente feitas dos seguintes materiais:
- fibra de vidro;
- grafite (carbono);
- composto.
Para principiantes, as hastes de fiação compostas são as mais adequadas. Têm um elevado grau de sensibilidade, são pouco exigentes em relação à precisão dos lançamentos e não exigem grandes investimentos. Quase todas as lojas de pesca têm uma vasta gama de varas de fiação por onde escolher.
Escolha de um carretel de fiação
A fiação não é possível sem uma bobina de fiação. Vêm em várias variedades:
- spincast;
- fundição;
- carretel de fiação.
As bobinas de spincast, que são operadas por botões de pressão, são ideais para pescadores principiantes. As bobinas rotativas são as mais populares, embora mais complicadas de utilizar. São duráveis.
Escolha da linha
Há apenas duas opções:
- Cordão entrançado, que é extremamente de baixo alongamento, alta carga útil e alta sensibilidade.
- Linha de pesca de monofilamento, que é capaz de amortecer a solavanco do peixe e tem um baixo custo.
Apesar do seu custo, a linha trançada é a melhor opção para principiantes. Os seus parâmetros irão aumentar a distância de fundição e melhorar a eficiência da pesca.
Escolha de um carretel de fiação
Um detalhe indispensável quando se pesca com uma cana de fiação é o líder. As trelas podem ser:
- fluorocarbono;
- metal;
- metal num nylon trançado;
- com fibra de titânio.
As trelas metálicas são utilizadas na pesca de peixes predadores, especialmente de lúcio. Em todos os outros casos, as variantes mais simples do fluorocarbono são adequadas.
Atracções para fiação
Há três tipos principais de iscas que podem ser utilizadas quando se roda da costa no Verão:
- spinnerbaits;
- iscas de silicone;
- oscilantes.
É desejável ter todos os tipos de iscas acima referidos no seu arsenal. Contudo, para aqueles que acabam de começar a aprender a girar, os mais adequados são os trollers e os iscos de silício.
Equipamento extra
Algum equipamento adicional pode ajudar a simplificar o processo de pesca com a fiação a partir da costa. Tais coisas incluem:
- Uma rede, indispensável quando se pesca a partir de bancos altos e íngremes.
- Um dispositivo concebido para extrair o isco da boca de peixes predadores.
- Alicate (para trabalhar com linha de pesca).
- Colete com muitos bolsos para segurar o material de pesca.
- Aparelho labial para apanhar presas.
- Óculos de protecção com polarização.
Aqueles que estão apenas a começar a aprender a pescar à roda não devem comprar equipamento caro e específico, exigindo a presença de competências especiais de manuseamento. Acessórios simples e de boa qualidade são suficientes.