Descodificador Smart TV ao televisor: o que é, qual é o melhor, como escolher
- 03.02.2025
O decodificador inteligente é um pequeno dispositivo que pode ser conectado à TV com um conetor HDMI. Este descodificador funciona com o sistema operativo Android. Em termos de funções, assemelha-se a um minicomputador, porque tem um processador, RAM, Bluetooth e Wi-Fi integrado. O descodificador inteligente não tem ecrã, é substituído por um televisor. Permite-lhe passar do ecrã do televisor para a Internet.
Tipos de descodificadores inteligentes
Os fabricantes oferecem esses descodificadores de duas formas: sob a forma de um dispositivo periférico compacto do tamanho de uma unidade flash normal, bem como sob a forma de uma caixa. O descodificador inteligente sob a forma de dongle é ligado ao televisor através de um adaptador de cabo ou de um conetor USB. Estes modelos têm uma ranhura especial para um cartão de memória, bem como um orifício para um microfone.
Para ligar um descodificador inteligente ao televisor e utilizá-lo, é necessário dispor de uma técnica deste tipo:
- Um descodificador com sistema operativo Android.
- Um televisor equipado com um conetor HDMI.
- Um telecomando, um teclado de computador ou um rato para controlar o descodificador.
Se precisar de um descodificador inteligente mais funcional, existem aparelhos com várias portas USB, entrada AV, ranhuras para cartões de memória e MicroSD. Estes descodificadores inteligentes são muito populares. O controlo do descodificador é efectuado através de um telecomando, rato e teclado. Alguns modelos estão adicionalmente equipados com microfones.
Que descodificador inteligente escolher?
Assim, o principal objetivo de um descodificador inteligente é aceder à Internet a partir do ecrã do televisor, ver vídeos, filmes, meteorologia e notícias. Para o efeito, está equipado com uma porta Wi-Fi ou Ethernet sem fios. Quando o televisor estiver ligado à Internet, pode ver filmes e gravá-los gratuitamente em suportes externos. Se não quiser mexer em unidades flash e discos, pode combinar o seu PC doméstico com o televisor (criar uma rede local). Desta forma, pode ver fotografias e filmes no ecrã do televisor a partir do seu PC.
Para trabalhar sem problemas de velocidade e desempenho, preste atenção às consolas com processadores multi-core. Assim, o descodificador Box X92 de oito núcleos deu boas provas. Tem uma antena Wi-Fi ligada ao exterior, pelo que o nível de receção da Internet é excelente. Tem uma porta LAN, uma porta USB e uma saída de vídeo AV, pelo que pode ser ligado a televisores antigos. Permite-lhe trabalhar com conteúdos em linha. Um descodificador inteligente deste tipo é também uma verdadeira bênção para os jogadores.
Ao comprar este tipo de descodificador, é necessário prestar atenção à forma como é ligado ao computador. Pode ser uma porta AV, HDMI ou VGA. A escolha dependerá do tipo de televisor. Também é importante a forma como se liga à Internet. Assim, existem modelos com um adaptador Wi-Fi, graças ao qual é possível passar rapidamente do televisor para a Internet, se já existir um router instalado em casa. E há modelos com uma porta Ethernet.
Está equipado com Wi-Fi, LAN, porta USB e ranhura microSD. Funciona com um processador de oito núcleos. O sistema operativo é o Android. Tem uma memória interna de trinta e dois gigabytes. A memória pode ser expandida com cartões MicroSD, se desejado.
Os descodificadores de Smart TV podem reconhecer ficheiros de diferentes formatos. Mas é melhor certificar-se de que o descodificador suporta DivX, MP4, WMA e outros formatos antes de o comprar. Os fabricantes oferecem descodificadores com memória incorporada de 4 e 8 gigabytes. Deve prestar atenção à embalagem. É bom que o descodificador tenha um controlo remoto ou um teclado prático.