Centrais de energia solar doméstica: o que são e como funcionam, prós e contras
- 15.12.2022
As interrupções no fornecimento centralizado de energia, a crise e o elevado preço por quilowatt-hora preocupam muitas pessoas. E se não houver qualquer electricidade? Todos desejamos poder ser independentes dos fornecedores de energia. E é bastante realista, se instalar uma central de energia solar para a sua casa. São constituídos por tais componentes: painéis de silício, inversores, baterias e cabos eléctricos. Vamos dar uma vista de olhos às características das centrais solares para o lar.
Tipos de estações solares domésticas
As centrais de energia solar doméstica vêm em três tipos:
- As centrais solares ligadas à rede alimentam a electricidade numa rede doméstica privada ligada à rede eléctrica pública. Quando há um excedente de energia, este é encaminhado para a rede externa. O fornecedor de energia paga ao proprietário da central solar uma quantia correspondente à electricidade recebida. O fluxo de electricidade é medido por um contador que funciona em ambas as direcções. Quando a central não recebe energia do sol, a electricidade provém da rede centralizada e é carregada à tarifa do fornecedor.
- Os sistemas solares autónomos podem abastecer toda ou parte da casa com electricidade. Pode ser armazenado e armazenado em baterias. Durante o dia, pode utilizar a energia solar que vem directamente dos painéis e, à noite, a que vem da bateria. As centrais solares isoladas são particularmente populares em comunidades remotas e edifícios isolados.
- As centrais solares híbridas funcionam tanto como isoladas como ligadas à rede. Podem ser configurados de formas diferentes.
Prós e contras das centrais de energia solar para o lar
Prós:
- Independência parcial ou total do fornecimento centralizado de electricidade. Se uma instalação solar pode abastecer totalmente a casa depende da capacidade dos aparelhos, do seu número e das necessidades energéticas do equipamento.
- Poupanças nas contas. Se for totalmente abastecido com electricidade de uma central solar autónoma, pode deixar de trabalhar com o fornecedor de energia. Se aproveitar parcialmente a energia solar, o fornecedor baixará a factura da electricidade.
- Se houver qualquer excedente de electricidade, esta pode ser vendida ao governo e ganhar alguns milhares de dólares por ano com ela.
- Não é preciso muito tempo ou dinheiro para manter uma central de energia solar.
- A tecnologia em energia solar está a desenvolver-se e a capacidade dos sistemas está a aumentar, o preço está a diminuir.
- As centrais de energia solar são independentes da temperatura do ar e da pressão atmosférica. Estão instalados em zonas baixas, em planícies, nas montanhas.
- Não há impacto negativo sobre o ambiente quando o sistema está em funcionamento.
- O funcionamento de uma estação solar doméstica é simples e pode ser controlado remotamente.
Desvantagens das plantas solares:
- A compra e instalação do sistema é dispendiosa. É bom se houver uma quantidade suficiente de poupanças. Os custos serão compensados ao longo do tempo. A autonomia dá-lhe paz de espírito, sabendo que uma crise não deixará a sua casa sem electricidade.
- A quantidade de energia que um painel solar irá fornecer depende da intensidade e da duração da luz solar. Num dia nublado, será gerada menos energia. Por conseguinte, é importante que as baterias sejam de alta capacidade e que seja mantida uma reserva para o mau tempo. No entanto, as baterias são caras e terão de ser substituídas por novas ao longo do tempo.
- São necessários grandes painéis solares para fornecer a casa com electricidade completa. A superfície do telhado pode não ser suficiente para a sua instalação. Parte dos painéis são então colocados em frente do edifício, mas ocupam um espaço valioso. Em alternativa, os painéis podem até ser instalados em paredes ou numa estrutura de suporte sólida.
Vale a pena investir numa central de energia solar em casa e tornar-se independente de empresas de abastecimento e crises energéticas. Mesmo que a energia solar não seja a principal, mas uma fonte adicional de energia, irá reduzir o custo das facturas dos serviços públicos. E em caso de emergência, haverá sempre algo para carregar o seu smartphone e um frigorifico para ligar.