O filtro de osmose inversa não está a funcionar: principais falhas, causas e soluções
- 25.11.2022
O sistema de osmose inversa é um dispositivo que filtra a água através de vários cartuchos especiais. O líquido é purificado das impurezas, acumulado num tanque de distribuição e alimentado através de uma torneira separada. O problema mais comum com o sistema é que o fluxo de água do filtro ou é demasiado baixo ou não flui de todo. Por vezes a qualidade da água não muda depois de o filtro ter sido instalado. Vejamos as causas e características especiais destas falhas.
Pressão de água purificada demasiado baixa
Algumas causas:
- O filtro de polipropileno está entupido. Deve ser substituído. A maioria das falhas de filtragem ocorre no topo do filtro. O primeiro cartucho fica entupido e não permite a passagem do líquido. Por vezes, todos os cartuchos falham.
- Nos tubos de ligação do filtro, pode haver dobras que impeçam o fluxo de água. Devem ser endireitadas.
- Se o tubo do diafragma estiver solto, a água pode vazar para os esgotos. O diafragma de borracha também pode deixar passar uma parte do líquido. Neste caso, parte da cabeça de água passa pelo dreno de emergência para o esgoto e parte vai para o tanque de armazenamento e é alimentada através da torneira. Isto acontece se uma membrana de um kit de filtro de osmose inversa diferente for instalada no sistema. Por conseguinte, as reparações e a substituição de peças são geralmente efectuadas por um centro de serviço.
O primeiro filtro mecânico fica entupido mais de uma vez por mês
Isto indica que a água da torneira tem muitas partículas que se depositam no filtro, é turva. O sistema de osmose inversa deve ser precedido por um filtro grosseiro que remove preliminarmente algumas das impurezas grosseiras. O sistema de osmose inversa será então fornecido com um líquido mais limpo. É adequado um filtro de malha ou polipropileno com uma selectividade de 50-100 µm.
A qualidade da água não melhorou após a instalação do filtro
Podem existir várias razões:
- Instalação incorrecta. O tubo de drenagem e o tubo de abastecimento de água limpa são invertidos na saída da caixa da membrana. Verificar se estão correctamente instalados.
- O elemento filtrante da quinta fase atingiu o fim da sua vida útil. Deve ser substituído.
- O módulo de membrana está desgastado.
O filtro de osmose inversa avaria-se sempre?
Nem sempre é a água em si que é impura, mas os filtros em si. O tanque de armazenamento também pode ficar contaminado. Nesses casos, pode contactar um centro de serviço ou telefonar a um profissional que desinfectará o interior do sistema de osmose inversa.
Ocasionalmente, a água tratada não passa pela torneira, mas pode ouvi-la a fluir através do dreno de emergência. Isto pode ser porque a pressão de entrada de água no filtro é inferior a 2,5 a 3 atmosferas. A maioria dos modelos de sistemas de osmose inversa tem uma válvula de quatro vias que liga e desliga o abastecimento de água. Quando se acumula pressão suficiente no tanque onde a água é armazenada, a válvula bloqueia o fluxo de líquido e a água do tanque flui para a torneira. Se a pressão for demasiado baixa, a válvula não se abre e o excesso de água é descarregado para o dreno através de um dreno de emergência. Neste caso, nenhuma água fluirá para a torneira. Deve chamar um profissional. Eles determinarão a pressão e definirão o sistema correctamente.
O limitador de fluxo pode estar entupido. Então a descarga na membrana não funciona e a sua superfície perde capacidade. A água deixa de fluir através da membrana. Isto acontece se houver filtros de má qualidade em frente da membrana. Verificar o estado da membrana, substituí-la e encaixar filtros de um fabricante de confiança.