É interessante

Turquesa: que tipo de pedra é, qual o seu aspeto, utilização

08.09.2023

A turquesa é considerada o mineral mais antigo do planeta. É bastante macio e frágil, em comparação com outras pedras. A turquesa é frequentemente utilizada em joalharia porque tem um aspeto brilhante e uma textura agradável. De que é composto este mineral? Como é transformado para a joalharia?

O que é a turquesa

A turquesa é constituída por fosfato hidratado de cobre e alumínio. Contém um grande número de moléculas de água, pelo que este material é pouco resistente. Pode deteriorar-se quando exposto a ambientes agressivos. Na natureza, a turquesa encontra-se na zona dos depósitos de cobre. Forma-se a baixas temperaturas e a pouca profundidade no solo.

As principais características do mineral turquesa: a cor desta pedra vai do azul-celeste brilhante, turquesa ao verde delicado. A tonalidade desta pedra não muda consoante a luz. Trata-se de um material opaco. Podem existir padrões escuros na estrutura da turquesa. A superfície deste mineral tem um brilho ceroso. Esta matéria é solúvel em ácido clorídrico. Quando aquecida, a turquesa pode rachar e ficar com uma cor escura.

A turquesa apresenta-se em quatro tipos:

  • A pedra natural de alta qualidade é rara. Constitui apenas 3% de toda a turquesa disponível no mundo.
  • A turquesa melhorada é especial pelo facto de estar impregnada de resinas, poliestireno, óleos ou cera.
  • Além disso, a turquesa melhorada é tingida.
  • A turquesa reconstituída é colada e prensada a partir de fragmentos ou grãos de pedra natural.

Aplicação da turquesa

Na maioria das vezes, a turquesa é usada na arte da joalharia. Esta pedra preciosa é utilizada para fazer contas de várias formas. Podem ser perfeitamente polidas e redondas ou a sua forma natural é preservada. As contas também podem ser rectangulares ou planas.

A turquesa é utilizada em pulseiras, broches, anéis e brincos. Serve também como elemento decorativo que adorna estatuetas, caixões, bolsas ou sapatos.

No cuidado da turquesa existem algumas particularidades:

  • A água, o vapor ou os ultra-sons não são adequados para limpar a turquesa. Não permitir o contacto deste material com produtos químicos agressivos: sabão, géis de cozinha e outros detergentes. A turquesa limpa-se com um pano seco e macio. Por conseguinte, não é recomendável lavar as mãos com anéis de turquesa. Estes devem ser retirados e colocados apenas quando as mãos estiverem secas.
  • A cor da turquesa pode desvanecer-se e perder a saturação. Para evitar que isso aconteça, as jóias de turquesa são protegidas das flutuações de temperatura e do ar excessivamente seco. Os produtos feitos de turquesa não são deixados em locais onde recebem luz solar intensa e luz.
  • É desejável que a turquesa não esteja em contacto com óleos essenciais, cremes e outros cosméticos.
  • Para evitar riscar a turquesa, esta não é guardada com outras jóias. As pulseiras ou anéis feitos de turquesa não são usados nos bolsos juntamente com objectos metálicos que a possam danificar.

Acredita-se que a turquesa tem algumas propriedades curativas. A tonalidade da turquesa acalma o sistema nervoso. Graças a isso, o sono e o biorritmo de uma pessoa são melhorados. Esta pedra alivia as dores de cabeça e melhora a condição dos distúrbios digestivos.

EN - DE - ES - IT - PT - FR - BG - HU - EL - DA - ID - ZH - LV - LT - NL - PL - RO - SK - SL - TR - UK - FI - CS - SV - ET - JA - KO - NB - RU


Home - Confidencialidade

Quaisquer perguntas - info@kh-news.net