O que é o desenvolvimento de front-end: características, o que inclui, como começar para um principiante
- 18.08.2023
O front-end é a parte dos sítios Web e das aplicações que é apresentada aos utilizadores nos ecrãs dos seus dispositivos electrónicos. Inclui todos os elementos com que os utilizadores interagem: imagens, botões, listas, menus, menus, deslizes e muito mais. Um programador Frontend certifica-se de que tudo numa página Web está no seu devido lugar. Os elementos não se sobrepõem uns aos outros e respondem às acções do utilizador. Graças a isto, quando o utilizador clica no botão de compra na loja online, o produto vai para o cesto. Ao clicar no ícone «pagar», o utilizador vê o formulário de pagamento.
Características do desenvolvimento de front-end
O que está incluído no desenvolvimento de front-end:
- O HTML é um meio de marcação de todos os elementos de uma página, que define a forma como estes interagem entre si. O código HTML não é visível para os utilizadores.
- CSS é uma linguagem de descrição de páginas Web que cria o estilo dos objectos numa página Web: tipos de letra, blocos, botões, menus, etc. O browser lê estes códigos e apresenta os elementos corretamente.
- JavaScript é uma linguagem de programação que torna os elementos da página activos. Trata das acções do utilizador quando este move o cursor, prime as teclas ou clica no rato. O JavaScript carrega os dados da página Web, envia pedidos para o servidor, etc.
Estas são as três linguagens de programação básicas para o desenvolvimento de front-end. Para além disso, é necessário conhecer estas tecnologias:
- Bibliotecas e frameworks como jQuery, Redux, etc.
- CMS Wordpress, Drupal, Joomla.
- A conceção de sítios e aplicações de backend.
- Editores gráficos.
- Ferramentas de controlo de versões.
- Bases de dados, linguagens de consulta.
Um programador front-end compreende os tipos e a criação de interfaces Web, sabe ler código e compreende o seu funcionamento. Sabe como testar sítios Web e aplicações. Para se tornar um programador front-end, é importante não só compreender a parte tecnológica do trabalho. Não se pode prescindir de uma visão criativa do design. Afinal de contas, é este especialista que controla a componente visual dos sítios Web e das aplicações.
Como iniciar o desenvolvimento de front-end para um principiante
Em primeiro lugar, é importante dominar a base: as três principais linguagens de programação da interface dos sítios para os utilizadores. Em paralelo, estudar as tecnologias adicionais que são direta ou indiretamente úteis no trabalho.
É possível estudar tudo o que é necessário para o desenvolvimento de front-end por conta própria. No entanto, isso requer muito tempo e um elevado nível de auto-disciplina. Outra opção popular para dominar a programação de front-end são os cursos. O programa de formação foi concebido para fornecer conhecimentos básicos e prática num curto período de tempo.
É importante encontrar um mentor - um programador front-end experiente. Pode ser uma formação individual ou uma assinatura de um especialista em redes sociais. Também pode encontrar muito material de formação em serviços de vídeo. Isto ajudá-lo-á a aprender a experiência de outros e a sua abordagem ao desenvolvimento.