O que fazer se o ecrã do seu tablet estiver rachado e o sensor não funcionar
- 02.02.2025
Tablet - um dispositivo que permite aceder à Internet, telefonar a amigos, jogar, ver vídeos e ouvir música. O gadget é muito popular devido ao seu tamanho compacto, peso leve, ligação rápida à Internet, disponibilidade e facilidade de utilização. Desta forma, um smartphone e um computador são combinados num único dispositivo. Uma vez que o tablet está em funcionamento há muito tempo, não é surpreendente que os seus componentes falhem. Na maioria das vezes, há avarias no sensor do tablet. As razões podem ser várias: falha eletrónica, software de má qualidade, danos mecânicos.
Como manter o ecrã do tablet intacto
Os tablets modernos são leves e muito finos. Os seus ecrãs são bastante frágeis. É por isso que é necessário trabalhar com o gadget com cuidado. Numa queda ligeira, o ecrã não se parte completamente, mas podem ocorrer pequenas fissuras e o pó começa a entupir-se. Além disso, o ecrã pode rachar quando existe uma diferença de temperatura ou uma pressão excessiva. Para manter o dispositivo intacto, é necessário seguir as seguintes recomendações dos especialistas:
- Não transportar o tablet numa mala sem uma capa protetora. É preferível dar preferência a produtos rígidos.
- Cole uma película protetora na superfície do ecrã e mude-a periodicamente. A vida útil de uma boa película é superior a um ano.
- Não deixe o gadget em cadeiras, poltronas e sofás.
- Não entregar o aparelho nas mãos de pessoas que não o tenham utilizado anteriormente, mantê-lo afastado de crianças pequenas e animais.
Também é importante não deixar o tablet no colo, sentado no carro, se não o estiver a utilizar. Pode esquecer-se que está lá e levantar-se sem guardar o aparelho. Ele vai cair.
Ecrã rachado, o que fazer?
Se o tablet não pôde ser guardado e, ao cair, partiu-se, não precisa de desesperar imediatamente. Para começar, os especialistas recomendam que se perceba o que está exatamente partido e porque é que o sensor não responde ao toque de um dedo. O ecrã do tablet é composto por uma matriz, que transmite a imagem, e pelo ecrã de vidro, que também é designado por ecrã tátil. Se apenas o ecrã de vidro estiver danificado, é fácil de reparar. É necessário contactar um centro de assistência técnica e o técnico substituirá o vidro por um novo. Este serviço é pouco dispendioso. Mas se a matriz estiver danificada, a reparação será muito mais dispendiosa.
Para determinar se a matriz foi danificada quando o tablet caiu, é bastante fácil. Se estiver em condições de funcionamento, o ecrã apresentará uma fenda, mas o próprio gadget continuará a funcionar no modo normal. Mas existe o risco de, com o tempo, o vidro danificado danificar a matriz. Isto, embora seja raro, acontece. Além disso, o sensor no ecrã partido não funcionará corretamente. É por isso que não deve adiar a sua visita ao centro de assistência técnica.
Naturalmente, a substituição da matriz será dispendiosa. Em muitos modelos de tablets, a matriz e o ecrã tátil não são desmontados, pelo que ambos terão de ser substituídos. Se o vidro do tablet não se partiu durante a queda, mas o ecrã tátil deixou de funcionar, então, muito provavelmente, o laço saiu e houve uma microfissura. Neste caso, será necessário desmontar o dispositivo e verificar o sinal. Se o ecrã responder ao toque apenas numa determinada área, terá de substituir o ecrã tátil ou o módulo. O aparecimento de manchas no ecrã também indica danos no mesmo.
Uma vez que os aparelhos tendem a falhar na altura errada, muitos utilizadores tentam repará-los em casa. Não é recomendável fazê-lo, porque nem sempre é bem sucedido. Em casa, pode reiniciar o dispositivo, ajustar o ecrã tátil ou limpar o pó do ecrã. Note-se que reduzir a sensibilidade do ecrã tátil pode levar a um carregador inadequado e a uma má qualidade da película protetora. É preferível confiar a reparação a especialistas.